Artigos e Cronicas

27/06/2019 09:08

Movimento Pró-VLT

Vicente Vuolo*

Após eu ter escrito vários artigos, inclusive uma carta endereçada diretamente ao governador sob o título “E o VLT, Governador Mauro? ” publicada, também, em vários veículos de comunicação de Cuiabá, além, de várias tentativas frustradas de audiências com políticos e secretários ligados diretamente a nossa cidade, resolvi lançar o “Movimento Pró VLT – Conclusão Já”.

O evento ocorreu no último dia 30 de maio na Câmara Municipal de Várzea Grande, atendendo o convite do Vereador Rodrigo Coelho para palestrar no Plenário da Casa.

Nada mais do que justo, que a movimentação se iniciasse por ali, pois, 70% das obras de trilhos eletrificados na cidade estão prontas (cerca de 3,5 km), 280 vagões estão estacionados no pátio ao lado do Aeroporto Marechal Rondon, tendo ainda uma estação de passageiros acabada e a ponte de 224 sobre o rio Cuiabá concluída a espera do VLT.

Areunião foi bastante esclarecedora e contou com a participação de vários vereadores, do Fórum de Cultura de Várzea Grande, de formadores de opinião como o filósofo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Ricardo Palma e do Vice-Presidente do Instituto de Engenharia do Estado de Mato Grosso, Jorge Rachid.

O sucesso do Encontro despertou na sociedade um interesse jamais visto.  Várias entidades como a Fecomércio, o Instituto de Engenharia, lideranças políticas como o ex-Governador Júlio Campos, o Senador Jayme Campos, Senador Wellington Fagundes, o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro e o Presidente da Câmara Municipal de Cuiabá Misael Galvão tomaram posição pública em defesa da conclusão das obras do Veículo Leve sobre Trilhos. Além do Grupo GW100, composto por políticos, empresários, jornalistas, advogados e formadores de opinião da sociedade mato-grossense, que produziu um belíssimo vídeo exibido nas redes sociais.

A segunda reunião do Movimento Pró VLT acontecerá no Plenário da Câmara Municipal de Cuiabá, no próximo dia 5 de julho, as 10 hs. O convite para eu proferir palestra “VLT: Solução Inteligente” partiu do atuante Vereador Luís Claudio.

Estamos acumulando forças e formando consensos. Observamos que há uma posição da sociedade que se solidifica e formará uma onda irreversível para terminar a obra, com honestidade e qualidade, em favor de uma política de mobilidade urbana inteligente que se integre na política de desenvolvimento da região metropolitana.

Esse debate onde os interesses partidários dão lugar ao interesse maior da coletividade é o que chamamos de “boa política”. A melhoria da qualidade de vida só é possível com a articulação de ações em prol da geração de empregos de qualidade, da garantia do acesso à educação e à cultura e da promoção de direitos, entre eles o direito a um meio ambiente saudável e sustentável.

Com a mobilização crescente da sociedade, muito em breve, poderemos desfrutar de uma viagem nos trilhos do VLT em Cuiabá e Várzea Grande, numa autêntica excursão histórica em harmonia com o lado poético da cidade. Sim, nós podemos!

Sei que a Câmara Municipal está providenciando a devida divulgação do evento, mas tomo a liberdade de convidar você a fazer parte desse movimento e a participar desse debate do próximo dia 5 de julho (sexta-feira) às 10h no Plenário da Câmara Municipal de Cuiabá. 

*VICENTE VUOLO é economista e cientista político. 


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo