Cidades

SINOP 04/08/2017 08:43

Audiência pública debate o futuro das famílias atingidas por barragem de usina

Representantes dos assentamentos rurais vão expor a situação dos processos de desapropriação e indenização dos trabalhadores

 

Da Redação

Os impactos da construção da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop serão debatidos durante a audiência pública realizada nesta sexta-feira (4), em Sinop. O deputado Valdir Barranco (PT) requereu o evento para ouvir as comunidades atingidas pelas barragens, construídas nos municípios de Cláudia e Itaúba, no norte mato-grossense. A audiência será realizada no auditório da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a partir das 9h.

O intuito do evento é buscar alternativas para as quase 250 famílias envolvidas no processo de desapropriação ou que sofreram algum tipo de impacto social, econômico ou ambiental em decorrência da construção da usina. O deputado Valdir Barranco, requerente da audiência, explica que o consórcio responsável pela obra não vem cumprindo os prazos e as ações estipuladas nos estudos.

“Representantes dos assentados precisam do apoio da Assembleia Legislativa para a viabilização dos direitos dos atingidos pela barragem. Vamos ouvir, discutir e encaminhar ações que propiciem o entendimento entre as partes, garantindo os direitos das famílias”, afirma o deputado.

Estão entre os atingidos pela barragem, trabalhadores assentados por meio dos programas de reforma agrária e, de acordo com o deputado, continuam aguardando as providências para instalarem-se de forma definitiva com as suas famílias.

Foram convidados integrantes do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) 12 de Outubro e do Projeto de Assentamento (P.A.) “Wesley M. dos Santos” do município de Cláudia.

O que: Audiência pública para debater o futuro dos trabalhadores assentados nas áreas atingidas pela barragem da UHE Sinop

Quando: 4 de agosto, às 9h

Onde: Auditório da Unemat, em Sinop

Requerente: Deputado Valdir Barranco (PT)

Fonte: Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo