Economia

CULTURA DA MANDIOCA 28/09/2017 07:43

Grupo quer implantar centro de agregação de valor para cultura da mandioca

Da Redação

Na busca por agregar valor à cultura da mandioca produzida em Mato Grosso, o Gabinete de Articulação e Desenvolvimento Regional (GDR) realizou entre os dias 14 e 16 de setembro encontros e visitas técnicas em Araguaiana, Tesouro e Guiratinga. A agenda é um desdobramento da articulação do GDR com a empresa Dondé Alimento Saudável e já ocorre desde março deste ano.

O secretário do GDR, Antônio Carlos Paz,  avalia que a agenda foi positiva e ressalta o entendimento da população ao proposto pelo GRD. “O GDR entende que foi pontual essa agenda, para que, quando ocorrer a implantação do centro de agregação de valor da cultura da mandioca, essa indústria possa contribuir tanto no social, junto à comunidade, com melhoria da qualidade de vida e oportunidades aos atores que trabalham com a cadeia produtiva da mandioca e derivados”.

Antônio Carlos também avalia que os jovens serão os principais beneficiários do fortalecimento do setor. Destaca que serão oferecidos cursos de qualificação para jovens e adultos. Para ele, a ação ajudará ainda na oferta de empregos em regiões distantes da Capital e ainda fará incremento de recursos na economia local.

Para ele, a verticalização da produção é o melhor caminho para o desenvolvimento regional. “Por meio da produção de alimento de qualidade, sustentável, beneficiando a mandioca de diferentes formas, gerando renda para o pequeno produtor, trazendo oportunidade de negócios, esse dinheiro será revertido para a economia em cada localidade, atraindo no futuro novos investimentos e com isso melhorando o fluxo socioeconômico nesse corredor da cadeia produtiva que estamos vislumbrando juntamente com a Dondé Alimento Saudável”, pontuou.

Encontros

A primeira reunião ocorreu em 14 de setembro e foi realizada na Câmara Municipal de Araguaiana. Contou com a presença de vereadores, do vice-prefeito e da comunidade local. Já no dia 15 de setembro, o encontro aconteceu no Legislativo municipal de Tesouro, com a presença do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, vereadores, moradores de assentamentos rurais do município e de General Carneiro e Primavera do Leste.

Em 16 de setembro ocorreu o último encontro e foi realizado na sala de reunião da Secretaria Municipal de Agricultura de Guiratinga. A reunião contou com a participação do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, vereadores e ainda moradores de assentamentos rurais e comunidade em geral do município.

Para valorizar essa ação de Governo, estiveram com o GDR a agência de fomento Desenvolve MT (antiga MT Fomento) e a Cooperativa RedeCoop. Na ocasião, foram abordados temas relacionados ao cooperativismo, associativismo, financiamentos e linhas de crédito, com o intuito de construir a cadeia produtiva da mandioca e derivados nessa região. Outro tema debatido foi sobre a Dondé Alimento Saudável a fim de apresentar aos atores locais o projeto a ser implantado com a Indústria de Beneficiamento da Mandioca e Derivados, com sede que será construída em Tesouro.

A presença dos atores locais foi fundamental para essa agenda. Os próximos passos de agora em diante estarão voltados para que seja fortalecida essa idéia do cooperativismo e associativismo nas três localidades visitadas, e ainda organização de uma nova agenda a ser articulada e desenvolvida pelo GDR para o mês de outubro deste ano, contemplando mais sete municípios da região. Com isso, serão totalizadas 10 localidades para que esse corredor do plantio de mandioca e processamento dela e de seus derivados venha a tornar esse trecho um pólo econômico capaz de expandir essa produção gradativamente para outros municípios em Mato Grosso.

Fonte: FolhaMax


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo