Estadual

MAIS POLICIA 28/07/2019 07:32

Deputado do PSDB quer criar Polícia do Legislativo na Assembleia de MT

O deputado Wilson Santos defende reavaliação de critérios para cessão de militares para órgãos públicos e sugere a criação da Polícia Legislativa

Da Redação

Com Assessoria


Com o propósito de aumentar o efetivo da segurança pública, o deputado estadual Wilson Santos (PSDB) defendeu que a Assembleia Legislativa avalie a possibilidade de realizar um concurso público e instituir a “Polícia Legislativa” que vai ter a missão de promover a segurança institucional e patrimonial do Palácio Dante Martins de Oliveira. A declaração foi dada durante sessão ordinária realizada na noite de quinta-feira (26).

De acordo com o parlamentar, a Assembleia Legislativa possui aproximadamente 50 policiais militares cedidos pelo Poder Executivo que trabalham diariamente na Casa de Leis. No total, estima-se que até 750 PMs estejam em desvio de função, ou seja, embora devidamente aprovados em concurso público, exercendo funções distintas àquelas que são típicas de policiais militares ou atuam diariamente em órgãos públicos na defesa patrimonial.

“São 750 PMs que podem perfeitamente ir para as ruas e contribuir com a segurança pública dos 141 municípios de Mato Grosso. Não tenho nada contra os PMs cedidos ao Legislativo, mas defendo que suas atividades poderão ser melhor exercidas em defesa da população. Até porque, mesmo cedido a outros órgãos, o pagamento dos salários ainda é de responsabilidade do Executivo”, disse.

O deputado Wilson Santos ainda ressaltou que o Legislativo mato-grossense pode perfeitamente se inspirar no modelo de Polícia Legislativa do Senado Federal ou recorrer ao modelo que foi implantado em Minas Gerais.

“Não é uma novidade. É algo que já funciona e muito bem em outras unidades federativas do Brasil”.


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo