Geral

MATRICULAS NA WEB 04/01/2018 08:29

Secretaria de Educação muda metodologia para atender a população

Ao todo estão sendo ofertadas 8 mil vagas para alunos da Pre Escola e Ensino Fundamental

Da Redação

A Secretaria Municipal de Educação informou que as matriculas para alunos novos nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) serão realizadas no período de  04 a 06/01, para as unidades localizadas nas Regionais Norte e Sul e no período de 07 a 09/01, para as unidades localizadas nas Regionais Leste e Oeste.

A secretária adjunta de Educação, Edilene Machado, explicou que a mudança foi ocasionada pela grande demanda ocorrida no primeiro dia de matricula via web e, para que a população possa ser melhor atendida ao acessar o sistema on line.

“Verificamos uma lentidão e em alguns momentos certa inconsistência no sistema ocasionada pela grande procura da população. Em decorrência disso, tomamos a decisão de adotar a mesma metodologia utilizada para as matricula nas creches e CMEI”, explicou a secretária adjunta.

Durante todo o dia os técnicos de Informática da Prefeitura de Cuiabá e também da Secretaria acompanham de perto a situação.

Este é o primeiro ano que a SME realiza a matricula para novos alunos de toda a rede municipal de Educação on line. A secretária disse que ajustes são necessários para que o sistema possa atender a expectativa dos pais e se torne uma ferramenta eficiente, prática e transparente de gestão.

O período de matrícula para alunos novos nas EMEB teve inicio nesta  quarta-feira (3)  a partir das 08h00 e termina no dia 09/01/18, às 17 horas.

As matriculas para as unidades educacionais da área urbana estão sendo feitas exclusivamente on line, por meio do link disponível na página da Prefeitura de Cuiabá, www.cuiaba.mt.gov.br.

Para as unidades de ensino do campo, as matrículas serão feitas presencialmente.

A Secretaria Municipal de Educação está ofertando aproximadamente 8.000 vagas, nas 80 unidades de ensino, que atendem a Pré Escola (alunos na faixa etária de 04 e 05 anos),  e o Ensino Fundamental.

Para realizar a matricula o pai ou responsável deve acessar o sistema, fazer o cadastramento e, em seguida, a matricula. Ao terminarem as vagas na Unidade de Ensino selecionada, o portal emitirá a mensagem “não há vagas”! Nesse caso o pai e ou responsável deverá selecionar outra unidade.

Passada essa fase os pais ou responsáveis terão até o dia 10/01/18 para entregar os documentos solicitados para homologação da matricula na unidade requerida.

"É importante que os pais ou responsáveis fiquem atentos às informações solicitadas no processo de matricula como a Série, Ano e Fase em que se encontra o aluno”, alertou a coordenadora da Comissão Permanente de Organização da Demanda Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SME), Conye Maria da Silva Bruno.

Em caso de aluno com deficiência o pai ou o responsável deverá apresentar o Laudo Médico no momento da homologação da matrícula. 

Os documentos necessários para homologação da matrícula são a Certidão de Nascimento da criança, o comprovante de endereço e Histórico Escolar. 

Caso haja dúvida em relação a matricula, os pais ou responsáveis podem ligar para os números 0800 646 2003 ou 3641 6571, que receberão  as orientações necessárias.

“Houve um aumento expressivo na demanda para novas matriculas na rede municipal de Educação. Mas, temos 8 mil vagas, número suficiente para atender a demanda de Cuiabá. Os pais podem ficar tranquilos, vamos conseguir atender a todos os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental”, ressaltou a secretária Adjunta de Educação, Edilene Machado.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo