Geral

SAÚDE 22/01/2018 10:06

Emenda de R$ 12 milhões será destinada à Santa Casa de Cuiabá

Emanuel Pinheiro, Wellington Fagundes e Valtenir Pereira participaram de articulação para destinação de recursos

Da Redação

Uma emenda federal de R$ 12 milhões, foi empenhada para a Santa Casa de Cuiabá. O recurso teve articulação do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), do senador Wellington Fagundes (PR) e do deputado federal Valtenir Pereira (PSB).

O dinheiro novo deve ser utilizado na ampliação de leitos e demais melhorias nos seviços de pronto atendimento da unidade de saúde. O anúncio foi feito durante reunião entre o chefe do Executivo, os parlamentares e o presidente da casa de Saúde, Antônio Preza, na sexta-feira (21), no Palácio Alencastro.

“Temos trabalhado permanentemente para garantir o bom funcionamento tanto da Santa Casa, com dos demais hospitais filantrópicos, que são fundamentais para um atendimento de saúde de qualidade à nossa população. O município precisa da estrutura deles para complementar a rede de Saúde e ampliar o acesso da dignidade às pessoas. Diante disso, tenho contado diretamente com as parcerias dos nossos representantes parlamentares da bancada federal, nesta ocasião o deputado Valtenir e senador Wellington, que vem honrando o compromisso de trabalhar por uma Cuiabá melhor, principalmente na área da saúde,” destacou Pinheiro.

O recurso suplementar, segundo o senador Wellington Fagundes, é resultado de uma força-tarefa da Comissão Mista de Orçamento voltada às melhorias do grande pacote de serviços que os hospitais filantrópicos prestam para vários municípios do estado de Mato Grosso. “Os serviços prestados pelos filantrópicos são de extrema importância. Eles são o principal apoio para o equilíbrio do sistema de saúde. Sabemos que os repasses que recebem do Sistema Único de Saúde (SUS) não são suficientes para custear esses serviços. Por isso, nós da bancada, além das emendas individuais, buscamos destinar esses valores suplementares aos hospitais, hoje em especial à Santa Casa, através da Prefeitura de Cuiabá, permitindo a ampliação das suas edificações, melhorando assim, o atendimento à população,” elucidou o senador.

De acordo com o deputado Valtenir Pereira, o recurso chega no momento que uma crise financeira se instala, ameaçando até paralisar os serviços da Santa Casa, que hoje é responsável por uma grande parcela dos atendimentos do estado, sendo referência em tratamento de câncer, cirurgias, atendimento da saúde da mulher, da criança e do idoso. “O recurso vem fortalecer essas ações em prol do sistema de saúde, mantendo os atendimentos de qualidade da unidade, que é a nossa principal meta”, disse o deputado.

Realizando em média cinco mil atendimentos ambulatóriais e mais de 1000 internações por mês, com 40 a 60 cirurgias dia, a Santa Casa da Misericórdia deve ter o recurso liberado, pela Prefeitura de Cuiabá, já no próximo mês. O valor será aplicado em 65 novos leitos e demais serviços. “Um alívio receber a notícia desse repasse, pois o momento é de grande preocupação. Estamos com alguns serviços paralisados em detrimento dessa crise financeira. Com a liberação do valor poderemos, além de retomar os atendimentos, melhorá-los com a ampliação da estrutura,” finalizou o presidente da Santa Casa da Misericórdia de Cuiabá, Antônio Preza.

Fonte: O Livre
 


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo