Geral

DADOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE 26/01/2018 08:48

MT tem um caso de febre amarela sob investigação, diz Ministério da Saúde

Caso suspeito foi registrado entre julho de 2017 e janeiro de 2018. A Secretaria Estadual de Saúde contesta o dado e diz que nenhum caso foi registrado no período.

Da Redação

O estado de Mato Grosso tem um caso de febre amarela sob investigação, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde (MS), na quarta-feira (24). O caso, segundo o órgão, foi registrado entre julho do ano passado e 23 de janeiro de 2018.

Ao G1, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) contestou o dado e diz que nenhum caso foi registrado no estado no período mencionado.

A hipótese do governo, é que o caso em investigação do suposto paciente mato-grossense tenha sido registrado num estado vizinho. Em nota, a SES-MT diz que busca esclarecer a notificação.

No Brasil, São Paulo e Minas Gerais são os estados com o maior número de registros. São 60 e 51 casos confirmados, respectivamente.

No período analisado pelo Ministério da Saúde foram confirmados 130 casos da doença no país, sendo que 53 pacientes vieram a óbito. Ao todo, foram notificados 601 casos suspeitos, sendo que 162 permanecem em investigação e 309 foram descartados.

No ano passado, o Ministério da Saúde encaminhou à todas unidades federadas o quantitativo de aproximadamente 57,4 milhões de doses da vacina.

A febre amarela é transmitida por meio de vetor (mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes no ambiente silvestre). O último caso de febre amarela urbana foi registrado no Brasil em 1942, e todos os casos confirmados desde então decorrem do ciclo silvestre de transmissão.

Fonte: G1 MT


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo