Meio Ambiente

FOGO 20/08/2017 07:46

Incêndio atinge 1,2 mil hectares de parque no Araguaia

Da Redação

Militares combatem um incêndio neste sábado (19) no Parque Estadual do Araguaia, em Novo Santo Antônio, a 1.063 km de Cuiabá. De acordo com o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), o fogo foi identificado na sexta-feira (18) e já atingiu 1,2 mil hectares. Ainda não se sabe o que teria provocado o incêndio.

Segundo o BEA, a operação ‘Abafa Araguaia’ começou neste sábado, por volta de 11h, com combate aéreo e terrestre. A equipe é composta por membros de uma organização e 10 militares do Corpo de Bombeiros. Os brigadistas usam um avião, equipado para combater incêndios florestais, além de caminhões e outros equipamentos.

Incêndio atinge o Parque Estadual do Araguaia, em Novo Santo Antônio (MT) (Foto: Corpo de Bombeiros de Mato Grosso) Incêndio atinge o Parque Estadual do Araguaia, em Novo Santo Antônio (MT) (Foto: Corpo de Bombeiros de Mato Grosso)

Incêndio atinge o Parque Estadual do Araguaia, em Novo Santo Antônio (MT) (Foto: Corpo de Bombeiros de Mato Grosso)

A estimativa do BEA é que o incêndio tenha destruído 1,2 mil hectares. O fogo está concentrado em duas áreas, no norte e no sul do parque, o que dificultou o trabalho das equipes.

O Parque Estadual do Araguaia é uma das maiores unidades de conservação de Mato Grosso, com 230 mil hectares, conforme dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). A reserva fica no município de Novo Santo Antônio e tem vegetação predominante composta de cerrado.

Devido ao encontro entre os rios Araguaia e das Mores, formando o ‘Pantanal do Araguaia’, que durante o período de chuvas permanece meses alagado, as águas servem de berçário a diversas espécies de animais, entre elas, o peixe pirarucu, que está em extinção.

Fonte: G1 MT


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo