Municipio

09/10/2015 14:39

População comparece em massa para participar da segunda edição do Prati-Cidade no Vila Arthur

MARIANNA PERES / SECOM - VG

A região do bairro Vila Arthur, em Várzea Grande, acordou mais cedo hoje (9) para participar da segunda edição do maior mutirão social e de oferta de serviços da administração pública do Município, o ‘Prati-Cidade’, realizado na escola municipal de educação básica (EMEB) Padre Luiz Maria Ghisoni, no bairro Vila Arthur. Antes mesmo do início da oferta os serviços, às 8h, dezenas de pessoas já ocupam as dependências da unidade a procura de serviços. Toda a região, incluindo as comunidades vizinhas, Santa Teresinha, São Francisco e Serra Dourada, se mobilizaram para usufruir da gama de serviços do mutirão.

Além de moradores e lideranças comunitárias da região, a prefeita Lucimar Sacre de Campos foi recebida pela fanfarra da EMEB Irenice de Godoy e por alunos da educação infantil da EMEB Nair de Oliveira, que apresentaram um número de dança regional.

A segunda edição do ‘Prati-Cidade’ recebeu um reforço importante, a adesão do Cartório do 2º Ofício de Várzea Grande, que está ofertando registros de nascimento, casamento e óbito, bem como as segundas vias dos respectivos documentos e também escrituras. Os serviços levam cerca de 10 a 15 dias para serem entregues à população. Como explica a tabeliã, Jamilly Castro da Silva, “esse é o início de uma parceria que acreditamos que seja duradoura”, destaca. A tabeliã explica que o serviço prestado de forma gratuita é muito importante para a população carente. “Hoje atendemos uma mulher que tem 26 anos e estava até agora sem o registro de nascimento. Talvez, se não fosse o ‘Prati-Cidade’, provavelmente ela seguiria sem o documento de nascimento. Esse tipo de situação de falta de documento civil é muito comum em comunidades carentes e mais distantes do centro da cidade”.

Como afirmou a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos – idealizadora do mutirão -, durante a abertura do evento, o ‘Prati-Cidade’ nasce para levar mais qualidade de vida e benefícios de maneira mais rápida às comunidades. “Com os mutirões que estamos realizando conseguimos fazem com que a administração publica aconteça de fato, aonde mais for preciso. Porque para mim, administrar só faz sentido se minha equipe e eu melhorarmos o dia-a-dia da população e trazermos nossa Várzea Grande de volta à condição de uma cidade com desenvolvimento. Tenho que realizar em um ano de mandato o que teria de fazer em quatro anos e por isso a parceria com a população é a forma mais rápida e eficiente para que juntos possamos fazer a diferença”.

Nessa edição, a prefeita vai prestar homenagens a vários moradores das comunidades abrangidas pelo mutirão. São moradores que contribuem para o desenvolvimento dos bairros, como lideranças, moradores antigos, artistas, artesãos, alunos com bom desempenho escolar, empresários que contribuem com desenvolvimento social, entidades filantrópicas, entre tantos outros que fazem parte da história e do contexto das comunidades.

Durante todo o dia de hoje, no ‘Prati-cidade’, serão ofertados entre vários serviços a emissão de documentos, atendimento médico, dispensação de medicamentos, assistência jurídica, serviços do DAE, consultas ao IPTU e outros tributos, oficinas de corte de cabelo, torneio esportivo, seleção de talentos, concursos literários, teatro infantil, plantio e distribuição de mudas, palestras de educação ambiental e de conscientização para um trânsito melhor, aferição de pressão, teste glicêmico, vacinação e diagnósticos do sistema de água, ouvidora e recreação infantil.


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo