Nacional

ARROXO E DÉFICIT 02/02/2018 13:27

Governo bloqueia R$ 16,2 bilhões do orçamento de 2018

O bloqueio atinge as verbas que viriam da privatização da Eletrobras e de despesas adiáveis do governo

Reuters 

O governo bloqueou 16,2 bilhões de reais em despesas do Orçamento de 2018, sendo 8 bilhões de reais por cautela com receitas previstas via privatização da Eletrobras e outros 8,2 bilhões de reais com remanejamento de gastos, que precisão aval do Congresso ainda, afirmou o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, nesta sexta-feira.

Segundo o ministro, a incorporação de menores gastos com abono e seguro desemprego e maiores receitas com royalties do petróleo por conta do aumento do preço da commodity fizeram o governo calcular uma folga de 4 bilhões de reais em relação à meta de déficit primário, de 159 bilhões de reais, neste ano.

O governo espera 12,2 bilhões de reais com a privatização da Eletrobras, receita mantida no Orçamento agora mas, em função da cautela com a operação, decidiu criar uma "reserva de contingenciamento" de 8 bilhões de reais, cifra que é a diferença dos 4 bilhões de reais com a margem positiva do resultado primário e a receita esperada com a venda da estatal.

Os outros 8,2 bilhões de reais do bloqueio serão objeto de um projeto de lei que o governo enviará ao Congresso para remanejar recursos de algumas áreas para outras.


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo