Pauta Agro&Business

SOJA 24/01/2018 07:47

Secretaria divulga dados e Mato Grosso chega a recorde na exportação de soja

Em janeiro, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), órgão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, divulgou os dados de exportação de dezembro, tornando possível analisar o volume total exportado por Mato Grosso em 2017.

Da Redação 

Os dados apontam para um novo recorde na quantidade exportada do grão pelo Estado: 18 milhões de toneladas.

Além disso, conforme análise do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), pode-se perceber um aumento nos embarques de soja mato-grossense pelo Arco-Norte, que registrou a maior participação na série histórica, com 42,7%. O destaque fica para o porto de Barcarena (PA), que apresentou acréscimo anual de 92,6%. Ainda assim, o porto de Santos (SP) continua sendo a principal rota de escoamento da soja de MT.

O que não é novidade, segundo o Imea, é o forte consumo de soja por parte da China. Em 2017, o país importou o maior volume de soja mato-grossense da série histórica, sendo responsável por 65,4% do total. “Para 2018, espera-se que as exportações de soja por MT continuem intensas, apresentando leve recuo anual em virtude de uma menor expectativa de produção”.

Fonte: AgroNotícias


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo