Política Estadual

CARA NOVA 20/03/2018 08:15

Neurilan será substituido por prefeito de Água Boa no comando da AMM

No final deste mês, Neurilan Fraga se afasta da presidência da AMM para concorrer nas eleições de outubro e Mauro Rosa da Silva assume a direção da entidade municipalista

Da Redação

Neurilan Fraga sai; Mauro Rosa da Silva, o Maurão, entra. Essa mudança na presidência da associação dos prefeitos (AMM) é prevista para o final deste mês ou começo de abril. Neurilan deixará o cargo por exigência da legislação eleitoral, para disputar mandato de deputado federal. O sucessor é prefeito de Água Boa e na manga da camisa tem um plano para melhorar a regulação de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) trazidos para hospitais em Cuiabá.

Com a anunciada saída de Neurilan, Maurão concluirá o mandato de presidente, que se encerra em 31 de dezembro deste ano. A AMM tem receita anual em torno de R$ 16 milhões e representa os municípios mato-grossenses.

Cauteloso, Maurão não antecipa se fará ou não mudanças administrativas na AMM. Porém, assegura que a entidade continuará defendendo sua identidade, autonomia e as boas relações. Para não “colocar o carro na frente dos bois”, ele aguarda com naturalidade pela decisão de Neurilan, que mesmo sendo vista como irreversível pode mudar, como tudo em política.

Mesmo evitando detalhes sobre o toque pessoal que todo político adota ao assumir algum cargo, ele antecipa que planeja fortalecer a atuação na área da saúde, principalmente na esfera da regulação de vagas para pacientes dos municípios. Para tanto, recorrerá à experiência adquirida em Água Boa, onde sua prefeitura tem no Hospital Regional Paulo Jacob Thoma (Paulo Alemão) o foco de suas ações. Em suma o provável sucessor de Neurilan pretende criar na AMM um núcleo de suporte aos municípios na área da saúde pública. Esse mecanismo seria acessado pelas secretarias municipais de Saúde e atuaria como ponte entre a prefeitura e o SUS e a Secretaria de Estado de Saúde (SES), atendendo todas as demandas municipais no setor.

Desde a inauguração do Hospital Paulo Alemão em junho de 2006, Maurão vive o seu dia a dia. Segundo ele, no ano passado, aquela unidade de saúde realizou mais de 2.100 cirurgias em usuários do SUS naquele e outros 10 municípios, volume considerado significativo, pois sua equipe médica tem apenas 12 integrantes.

Mesmo assumindo a AMM Maurão continuará administrando. Segundo ele, a meta é viajar para Cuiabá às segundas-feiras à tarde e retornar às sextas-feiras pela manhã. Há frequência diária da Asta Linhas Aéreas, que opera turboélices Caravan. Sua vice-prefeita é a empresária gaúcha Rejane Schneider Garcia (PSDB).

Primeiro-vice presidente da AMM, Maurão se tornaria presidente. Nesse caso a primeira-vice-presidência ficaria com a prefeita afastada de Juara, Luciane Bezerra (PSB) e a segunda com Thelma de Oliveira (PSDB), de Chapada dos Guimarães. Adalto Zago (PSDB), de Apiacás, continuaria secretário da entidade; e Marcos de Sá Fernandes (PSB), de Santa Cruz do Xingu, continuaria na Tesouraria. O Conselho Fiscal com três titulares seria mantido.

MUDANÇA

Neurilan é presidente reeleito e foi prefeito de Nortelândia. Sua segunda eleição, em janeiro do ano passado, foi atípica, pois pela primeira vez a AMM elegeu alguém sem mandato de prefeito. Isso foi possível graças à mudança do estatuto da entidade.

Neurilan se sente candidato municipalista e entende que os municípios também precisam eleger deputados identificados com suas causas, para que passem a contar com uma bancada no Congresso a exemplo do que acontece com os evangélicos, ruralistas e os defensores do porte de arma, que são chamados de integrantes da bancada da bala etc.

Maurão nasceu em Montes Claros de Goiás (GO), é casado e tem cinco filhos. Prefeito reeleito, por duas vezes foi vereador, período em que presidiu a Câmara de Água Boa em dois biênios. Topógrafo, ele também trabalhou enquanto administrador de um grande grupo agropecuário em seu município.

Em 2012 Maurão foi eleito prefeito pelo PPS com 50,53% dos votos. Na reeleição, pelo PSD, alcançou 68,27%. Tem ligações com o deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho, também de seu partido e presidente de Honra da AMM.

Água Boa, o município de Maurão, tem 24.500 habitantes e seu orçamento anual é de R$ 116 milhões. A cidade fica à margem da BR-158 distante 640 quilômetros a Leste de Cuiabá, no Vale do Araguaia, é sede de comarca e seu aeroporto municipal com pista pavimentada opera voos noturnos.

(Fonte:Diário de Cuiabá)


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo