Saúde e bem estar

06/10/2015 14:20

Ações do Outubro Rosa apontam resultados e computam mais de 300 exames de mamografia já agendados

Carolina Miranda/Assessora de Comunicação- SMS-VG

As mulheres de Várzea Grande abraçaram a causa do combate ao Câncer de Mama participando das ações e atividades do Outubro Rosa. Segundo levantamento feito pela Central de Regulação Municipal desde o início da Campanha, aberta no dia 30 de outubro com o ato simbólico “Abraço Rosa” demonstrando a união de esforços na luta contra a doença, já foram agendados mais de 300 exames de mamografia. São agendados em média 14 pacientes por dia. O exame de mamografia é o melhor caminho para diagnosticar de forma correta e eficiente a existência de algum tipo de nódulo nas mamas.

Os agendamentos das mamografias são feitos nas Unidades de Saúde. “Os exames agendados são encaminhados para a Central de Regulação que agenda esse exame. Não estamos medindo esforços e atenderemos todos os pacientes que buscam pelos serviços na Rede Pública de Saúde de Várzea Grande”, disse a enfermeira responsável pela Área Técnica da Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, Juselly Lima.

Dona Marinalva Paiva, 60 anos, aposentada, vai fazer o exame de mamografia pela primeira vez. Ela conta que foi atendida ontem, segunda-feira (05) e já teve o exame agendado para o dia 09 de outubro. “Não imaginava que ia ser tão rápido assim. Estou muita satisfeita. Aconselho a todas as mulheres aproveitarem para fazer esse diagnóstico. O Câncer de Mama mata se não tratar direito. Gostei das atividades nas unidades de saúde e o mais surpreendente foi a rapidez em marcar o exame. O que traz conforto e segurança”, disse ela.

O mesmo ocorreu com Maria Conceição, 50 anos. Ela contou que participou da palestra realizada na última sexta-feira (01) feita pelo médico oncologista Marcelo Mendes e conseguiu tirar muitas dúvidas sobre o Câncer de Mama. “Eu já fiz a mamografia duas vezes. Agora com essas informações sobre a doença não vou deixar de me cuidar. O Câncer não escolhe a pessoa, ele acontece. Não quero que aconteça comigo, por isso vou fazer de novo o exame”, comentou Maria. Seu exame da mamografia foi agendado para o dia 08 de outubro.

O caso da Dona Antonia Maria também não foi diferente. Ela foi atendida nesta segunda-feira, 05 de outubro e também já teve o exame agendado para o dia 08. Antonia Maria tem 56 anos e nunca fez o diagnóstico da mama. “De agora em diante vou cuidar mais da minha saúde. Não posso brincar e esperar sentir alguma coisa para procurar um especialista. Participando das atividades do Outubro Rosa é que me conscientizei da importância do exame”, contou.

Durante todo o mês, a Campanha Outubro Rosa está acontecendo em todas as Unidades de Saúde do município com agendamentos de mamografias, coletas de exames preventivos, orientações sobre a doença e palestras com especialistas.


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo