Saúde e bem estar

19/10/2015 13:52

Secretaria de Saúde estabelece cronograma para aplicação das vacinas BCG e Febre Amarela

MARIA BARBANT / SECOM-Cuiabá

As doses das vacinas BCG (Bacillus Calmette-Gueérin) e Febre Amarela deixaram de ser aplicadas diariamente nas 71 unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) e nas salas de imunização dos 21 Centros de Saúde de Cuiabá. A decisão tomada pelo Setor de Imunização da Diretoria de Atenção Primária é uma tentativa de evitar o desabastecimento dessas vacinas na capital.

A coordenadora dos Programas Estratégicos da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Frances Olivia de Arruda Loiola, explica que o envio pelo Ministério da Saúde de imunobiológicos, incluindo vacinas e soros, vem ocorrendo de forma intermitente desde o ano passado. “Sempre com o quantitativo abaixo do solicitado, particularmente no caso da vacina BCG e, mais recentemente, nas doses contra a febre amarela”.

Assim, com a mudança, implantada seguindo orientações do próprio Ministério da Saúde, que emitiu alerta sobre a possibilidade de desabastecimento do produto em todo Brasil, cada unidade informa os pacientes sobre os dias em que a vacina é aplicada.

“A fim de otimizar as doses das vacinas BCG e Febre Amarela foi estabelecido um cronograma para a aplicação das vacinas nas Unidades Básicas de Saúde. Estamos orientando os profissionais a informarem a população para que todos possam fazer o agendamento para a vacinação”, explicou.

Déficit

Desde o início do ano a coordenação do Programa Nacional de Imunizações vem informando sobre déficits em algumas vacinas.

A BCG por exemplo está com problemas de repasse devido a dificuldades na produção pelo Laboratório Nacional. Desde o ano passado a vacina vem sendo distribuída aos Estados e municípios parcialmente, prejudicando o atendimento regular das demandas.

A BCG é destinada aos recém-nascidos e visa imunizar contra formas graves de tuberculose.

Com relação à vacina da Febre Amarela, no início do ano o problema foi o descumprimento da entrega pelo laboratório produtor.

A vacina da Febre Amarela é indicada para a maior parte da população, a partir dos nove meses de idade. Não está indicada para gestantes, lactantes, pessoas com doenças autoimunes ou doenças neurológicas e com 60 anos ou mais, que serão vacinados pela primeira vez.

Para orientar a população a Secretaria de Saúde de Cuiabá disponibiliza o telefone (65) 3617-7333.

Confira as datas da vacinação da BCG e Febre Amarela:

REGIONAL LESTE

REGIONAL NORTE

REGIONAL SUL

REGIONAL OESTE

ZONA RURAL


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo