Saúde e bem estar

06/01/2016 15:03

Agentes de combate a endemias recebem uniformes e equipamentos novos

MARIA BARBANT / SECOM-CUIABÁ

Agentes de combate a endemias (ACE’s), do Centro de Controle de Zoonoses de Cuiabá receberam nesta terça-feira (5), novos uniformes e equipamentos para uso em serviço. A entrega do kit aconteceu no período da manhã, na sede da Vigilância em Saúde da capital. No total 320 ACE’s receberam uniformes novos e todo o material necessário para que possam desempenhar suas atividades.

O secretário municipal de Saúde, Ary Soares de Souza Júnior, e o secretário adjunto de Assitência, Daoud Mohd Khamis Jaber Abdallah acompanharam a entrega dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e destacaram a importância da entrega dos kits, que dão mais segurança e dignidade aos agentes, no seu trabalho diário.

“O kit composto por luvas, chapéus e uniformes, além de outros itens, são de uso individual e destinados a proteção contra riscos capazes de ameaçar a segurança e a saúde dos agentes, além de trazer mais dignidade aos trabalhadores”, salientou Daoud Abdallah.

O secretário Ary Soares cumprimentou os agentes e agradeceu o comprometimento desses profissionais no combate as endemias, em especial, àquelas provocadas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue, chikungunya, zika vírus e outras. “Os agentes de combate às endemias são um elo importante entre as unidades da saúde e a comunidade. Visitam as casas e estão em permanente contato com as famílias, o que contribui para a coleta de dados importantes para a formulação de políticas públicas”, destacou.

Os kits distribuídos aos ACE’s contêm 29 itens entre eles uma bolsa, um lápis, uma caneta, uma borracha branca, uma prancheta, uma pipeta para coleta de larva para análise, giz de cera, peneira, tubinhos para coleta de material, borracha circular, dois pares de luvas, um tubo de álcool, um pote de veneno, três calcas compridas de brim preta, três camisas de manga longa azul e dois chapéus australianos.

Para a Benedita Sampaio, 19 anos na função, “o uniforme é um importante instrumento de trabalho. Serve para que a população nos reconheça já que batemos de casa em casa e precisamos ser identificados com facilidade”. Luzinete Gonçalves da Silva, 16 anos de atividades, disse que a entrega dos novos uniformes e equipamentos “é um incentivo a mais além de facilitar o trabalho, da mais credibilidade e dignidade aos agentes”.


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo