Saúde e bem estar

08/01/2016 16:03

Saúde de Várzea Grande divulga balanço de 2015 sobre dengue, chikungunya e zika vírus

Carolina Miranda/Assessora de Comunicação- SMS-VG

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde divulga nesta sexta-feira (08) balanço consolidado com os números relativos aos casos de dengue, zika vírus e febre chikungunya no município em 2015. Entre 01 de janeiro a 31 de dezembro do ano passado, foram registrados 2.207 casos de dengue, 1.641 de zika vírus e 08 casos suspeitos de febre chikungunya. Do total de casos registrados pelo Sistema Nacional de Informação (Sinan), 02 casos de óbitos foram confirmados.

Em 2016 até o momento já foram registrados 11 novos casos de dengue, 77 de zika vírus e nenhum registro de chikungunya. “A recomendação é para que a população seja parceira do município no combate ao mosquito Aedes Aegypit responsável por transmitir as três doenças. O dever de casa já é conhecido e tem que ser colocado em prática, evitando o acúmulo de água parada em pneus velhos, recipientes, entulhos, latas e garrafas. Além também de colaborar com a visita periódica dos agentes de endemias”, alerta o secretário de Saúde, Cassius Clay de Azevedo.

Para esse ano, a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande elaborou um Plano Estratégico de Ação a ser executado entre os meses de janeiro e março, sendo dividido em sete etapas a serem realizadas por meio de mutirões sociais. “O projeto ‘Todos mobilizados pela qualidade de vida: Desta vez o alvo é o mosquito!’ tem como meta atingir 350 pontos estratégicos levantados pela Vigilância em Saúde do município considerados áreas de altos índices ocorrências e que apresentam grandes riscos de infestação”, reforçou o superintendente de Vigilância em Saúde, Juliano Melo.

Conforme o levantamento do Sistema Nacional de Informação (Sinan), os bairros com mais notificações são: Cristo Rei, Jardim Eldorado, Mapim, Centro Sul, São Mateus, Jardim Paula II, Jardim Glória I, Jardim Maringá I, Nova Várzea Grande, Manga, Jardim Costa Verde I, Parque do Lago, Vitória Régia, Água Vermelha, Jardim Itororó, Loteamento Santa Maria, Parque São Simão, Jardim Marajoara, Novo Mato Grosso, Jardim dos Estados e Parque Del Rey.


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo