Saúde e bem estar

28/08/2017 12:29

Temperatura vai a 41 graus e umidade cai a 12%

Da Redação

Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe) informa que a temperatura, nesta semana de 28 de agosto a 3 de setembro, vai girar entre 39 e 40 graus, chegando a 41 graus, na quinta-feira (31), em Cuiabá. Já a Defesa Civil de Mato Grosso emitiu alerta de perigo considerando severo o nível que a Umidade Relativa do Ar tem baixado em todos os 141 municípios, de 20% a 12%. Não há previsão de chuva para agosto nas demais regiões. É alto o nível de raios ultravioletas, que podem causar câncer de pele e problemas dermatológicos.

Do ponto de vista climático, esta é a pior época no ano e a população sofre.

Assistente Técnico Aldo dos Santos, que acompanha informações climatológicas pela Defesa Civil, ressalta que a umidade do ar está baixa em todo o Estado.

"Ficamos muito atentos e informando órgãos da segurança pública, como Corpo de Bombeiros, porque inclusive nesta época, além dos problemas de saúde, acontecem muitos incêndios", destaca Aldo, citando a situação no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, que está queimando. "Equipe está lá na área fazendo o reconhecimento da extensão do fogo para só depois começar o trabalho para apagar as chamas".

No 9º Distrito de Meteorologia de Várzea Grande, nenhuma esperança quanto a chuvas. Só em setembro. Isso quer dizer que ao menos nos próximos 4 dias a seca está confirmada.

Às escolas estaduais, a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) envia orientações todo ano quanto ao perigo da época.

"Aumentar a ingestão de líquidos, umidificar os ambientes, evitar aglomerações em locais pouco ventilados e até mesmo a oferta de suco na merenda de algumas escolas são algumas das orientações da Seduc, além de evitar as atividades físicas em horários de intenso calor", informou a secretaria.

Até o final de 2018, a Seduc espera instalar aparelhos de ar condicionado em todas as unidades e afirma que está em fase de entrega de 2 mil aparelhos.

A Seduc não informou quantas escolas estaduais de Mato Grosso não têm  ar condicionado.

 

Fonte: Gazeta Digital


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo