Social

19/10/2015 14:14

IX Jornada Desigualdades Raciais enfoca experiências pedagógicas contra discriminação nas escolas

João Carlos Queiroz / Secom - VG

De 16 a 18 de novembro próximos, a Universidade Federal de Mato Grosso sediará a IX Jornada Desigualdades Raciais na Sociedade Brasileira, coordenada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação - NEPRE. O evento ocorrerá em paralelo ao Seminário Educação 2016, no mesmo local/data. Trata-se de iniciativa importante para respaldar medidas que objetivam minimizar gradualmente a discriminação racial ainda existente em todas as esferas sociais, avalia a superintendente pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, Gonçalina Rondon. Ela enfatizou que a IX Jornada irá pontuar outros avanços nessa área, que considera complexa.

Conforme a superintendente, o preconceito racial ainda é latente em todos os níveis sociais, principalmente em escolas e igrejas. "É um ranço cultural predominante desde os tempos da colonização brasileira, que precisa ser extirpado. Não é saudável conviver com isso. A Jornada Desigualdades Raciais trabalha com enfoque na sensibilidade do povo, no despertar da consciência de que ser negro não implica em qualquer inferioridade. Afinal, a raiz de um povo não está na cor da pele, mas no sangue de sua Nação", pontuou Gonçalina.

Gonçalina Rondon disse que a Secretaria de Educação tem se empenhado para esse tema na redução, e trabalhado na redução da discriminação racial nas unidades escolares da rede pública municipal. "Nossos orientadores estão atentos a isso. É um trabalho que desperta espontaneamente maior sensibilidade do alunado para não compartilhar com distorções sociais que agreguem fatores discriminatórios aos próprios semelhantes".

A educadora Nilvanete de Amorim disse que a IX Jornada Desigualdades Raciais na Sociedade Brasileira representa um chamativo para que as pessoas se sensibilizem sobre o tema. “Eventos semelhantes contribuem para despertar um sentimento de justiça social em relação às desigualdades raciais”.


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo