Social

08/09/2017 08:31

Projeto "Prefeitura e Comunidade" realiza 450 atendimentos em um dia no bairro Dr. Fábio I

Da Redação

Mais de 500 pessoas passaram pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Dr. Fábio I. Ao todo foram realizados 451 atendimentos nas áreas de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e Saúde.

O projeto, uma ação da Prefeitura de Cuiabá, visa levar atendimentos de saúde, educação, cidadania e empreendedorismo para os moradores dos bairros da capital. A meta é a cada edição agregar mais serviços, fortalecendo e aproximando a administração municipal da comunidade.

O Dr. Fábio I foi o bairro piloto do projeto "Prefeitura e Comunidade". ”Após a ação faremos um balanço para ajustarmos o que for necessário e, logo em seguida, levaremos a ação para todas as regionais da capital”, explicou o secretário de Assistência Social, Wilton Coelho. Os atendimentos foram registrados na quarta-feira (6).

Coordenadora do CRAS, Glauce Cristina Ramirez Pereira disse que esse tipo de ação é fundamental porque oportuniza à população o acesso a programas, projetos e atendimentos, que nem sempre estão disponíveis com facilidade.

“Hoje nossa unidade atende a população de 11 bairros localizados na Regional Sul. Mensalmente fazemos uma média de 800 atendimentos a crianças, adolescentes e idosos, e também dos beneficiários de programas sociais. Essa é uma oportunidade única”, destacou.

Maria Quitéria da Silva soube da ação e foi ao CRAS acompanhada da filha e duas netas. Ela elogiou o projeto e disse que “quem ganha é a comunidade com mais benefícios”. Ela consultou o cadastro do Bolsa Família, aferiu pressão e os níveis de glicemia e ainda ganhou uma muda de jabuticaba.

Durante a ação, a população pode também fazer testes rápidos de sífilis e hepatites, recebeu orientações em saúde bucal, pode fazer heiki, uma prática integrativa em Saúde,  entre outros.

Foram 21 atendimentos em heiki, 125 mudas de plantas distribuídas – de goiabeira, jabuticaba e hortelã, além de orientações sobre alimentação saudável pelo Programa Fito Viva, sete atendimentos de orientação em relação ao Programa Criança Feliz e cinco do Prófamília, 40 cortes de cabelos, 46 Cadastros Nacional do Usuários (Cartão do SUS), 38 atendimentos no Programa de Reciclagem, 73 atendimentos de aferição de pressão e glicemia, 27 testes rapidos de sífilis e hepatites e 35 orientações de saúde.

Jeyne Magalhães, moradora do Dr. Fabio I, também elogiou o projeto. Interessada no Programa Municipal de Plantas Medicinais, Fitoterapia, ela levou para casa mudas de hortelã. “Trato meus filhos com chás e uso muito as plantas para chás e xaropes”, disse ela. Na banca do projeto, muitas pessoas conheceram um pouco mais sobre as plantas e o poder curativo delas.

Ana Glaucia, mãe de quatro filhos na faixa etária dos 11 aos 7 meses, junto com o marido, levou os filhos para participar do projeto. “Aproveitamos para conferir o Bolsa Família e os outros serviços”, destacou ela.

O projeto "Prefeitura e Comunidade" oferece os seguintes serviços:

Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano acesso aos serviços:

*Consulta e Atualização junto ao Cadastro Único para Programas Sociais;

*Cadastro dos Idosos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) junto ao Cadastro Único para Programas Sociais;

*Orientações quanto ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI);

*Orientações quanto ao Programa Federal Criança Feliz;

*Orientações quanto ao Programa Estadual Pró-família;

*Atendimento Social;

*Solicitação da Carteira do Idoso;

Secretaria Municipal de Saúde acesso aos serviços de:

*Aferição de Glicemia;

*Aferição de Pressão Arterial;

*Emissão do Cartão Nacional de Saúde (CNS) “Cartão SUS”;

*Pesagem e Medida de crianças para atualização das *condicionalidades do Programa Bolsa Família;

*Orientação sobre Hipertensão, Diabetes e outros;

*Orientação e entrega de Kits de Saúde Bucal

Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico acesso aos serviços de:

*Sistema Nacional de Emprego (SINE) Municipal;

*Intermediação de Mão de Obra

*Orientações sobre o Seguro-Desemprego

*Orientações sobre Emissão e Carteira de Trabalho CTPS

Fonte: Prefeitura de Cuiabá


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