Social

SUSTENTABILIDADE 18/09/2017 08:35

Empresas se inscrevem para certificação de Responsabilidade Social

12ª edição do programa vai reconhecer ações sociais e ambientais desenvolvidas em Mato Grosso

Da Redação
Instituído pela Assembleia Legislativa de mato Grosso (ALMT), o Certificado de Responsabilidade Social está em sua 12ª edição e consiste na análise do balanço contábil das empresas e no reconhecimento daquelas que possuem trabalhos sociais ou ambientais relevantes para a sociedade.

A avaliação do balanço social, documento que apresenta os dados da atuação da empresas que permite identificar o perfil da sua atuação social durante o exercício de 2016, é feita por profissionais indicados por onze instituições públicas, privadas e representativas. A entrega dos certificados está marcada par ao dia 09 de novembro durante uma sessão especial realizada na Assembleia Legislativa.

A diretora-presidente do Instituto Vale do Sepotuba de Responsabilidade Social – Provale, ligado à Unimed Vale do Sepotuba, Regina Borges, conta que desde a fundação, o Instituto participa do programa. “O melhor é saber que estamos contribuindo com a vida de jovens. E o Certificado uma das formas de reconhecimento para o trabalho que desenvolvemos”, afirma Regina. O Instituto Vale do Sepotuba desenvolve uma ação com jovens e crianças em situação de vulnerabilidadena região de Tangará da Serra.

A contadora Elcida Helga Maier enviou o balanço social de seis clientes para certificar os trabalhos e investimentos realizados. Ela explica que o contador tem que ter a sensibilidade para identificar essas iniciativas, fazer o balanço social e apresentar a possibilidade de certificação para o cliente. “O certificado é uma forma de tornar esses trabalhos de conhecimento público e estimular iniciativas como essas”.

Washington Braga, membro da Comissão, explica que o certificado é uma referência no Estado e comprova que aquela empresa ou entidade cumpre a legislação e também desenvolve ações importantes além das exigências leais. “O Certificado é uma ferramenta que legitima as ações das empresas e  pode ser utilizado para consolidar parceiros”.

Compõem a Comissão Mista de Responsabilidade Social, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Federação de Comércio e Serviços de Mato Grosso (Fecomércio), Sindicato dos Profissionais de Contabilidade de Mato Grosso (Sindicon), Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Cuiabá (BPW), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), Conselho Regional de Administração de Mato Grosso (CRA/MT), Federação Mato-Grossense de Associações de Moradores de Bairros (FEMAB); Serviço Social da Indústria (Sesi), Ordem dos Advogados do Brasil –Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e Associação Mato-Grossense de Municípios).

 Fonte: Assembleia Legislativa de Mato Grosso


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo