Turismo

23/03/2015 17:19

Região oeste de Mato Grosso quer incrementar turismo

Da Redação
Com Assessoria
Empresários do tade turístico da região oeste de Mato Grosso querem atrair um número maior de visitantes, aproveitando o grande potencial dos atrativos naturais de seus municípios. O primeiro passo para isso está sendo a criação da Associação Pró-Turismo, uma entidade que representará o setor regionalmente e que vai trabalhar o marketing e a propaganda dos roteiros.
A região oeste mato-grossense possui uma extensa lista de recantos naturais, com cachoeiras, cascatas, cavernas, fauna, flora, gastronomia, expressões e manifestações culturais, festas populares, bem como ainda o potencial do turismo de de negócios.
Estão localizadas na região a primeira capital do estado, Vila Bela da Santíssima Trindade, com suas ruínas, história e Festa do Congo eSão Benedito; as maiores cavernas do Brasil, em Curvelândia; Estação Ecológica da Serra das Araras e Taiamã, no pantanal; as cachoeiras e o balneário de Reserva do Cabaçal; pesca nos rios; as trilhas pela Serra de Monte Cristo - onde está o ponto mais alto de Mato Grosso - e a pesca no rio Guaporé em Pontes e Lacerda, entre muitos outros atrativos.
Caverna do Jabuti, a maior do Brasil, localizada em 
Curvelândia. (Foto:ALMT/Assessoria)
O objetivo inicial da Associação Pró-Turismo é catalogar os principais pontos turísticos da região, e, a partir daí, estabelecer roteiros e pleitear apoio e incentivos estaduais para divulgação dos mesmos. Os dados servirão de base para as agências e para o próprio governo do estado.
Outra bandeira defendida pela nova entidade empresarial são investimentos na infraestrutura, com manutenção das rodovias estaduais, e implantação do aeroporto em Pontes e Lacerda.
Rio Guaporé: história, fauna exuberante e pescarias emocionantes.
(Foto: Mário Friedelander)
De acordo com o deputado estadual Wancley Carvalho, que é de Pontes e Lacerda, e um dos articuladores do movimento empresarial em defesa do turismo na região oeste do estado, o incentivo ao setor será uma de suas principais linhas de atuação na Assembleia Legislativa. "O turismo é a segunda maior economia do mundo, e, sem dúvida, esse setor tem muito para contribuir com o desenvolvimento econômico da nossa região. Assim como disse em campanha, teremos uma revolução no setor nos próximos anos", afirmou
A posse da diretoria da Pró-Turismo foi realizada na Câmara Municipal de Pontes e Lacerda, na semana passada. De acordo o presidente, Olandir Augusto de Paiva, a associação é o ponta pé inicial de um grande trabalho "Estamos esquecidos aqui. Nossas belezas não são conhecidas, nem mesmo pelos próprios mato-grossenses. A reunião desse grupo vai potencializar a divulgação das nossas riquezas. Belezas temos de sobra por aqui", afirmou o presidente que é proprietário da Pousada Rio das Luzes, em Indiavaí.
Atrativos -  Com 1.118 metros de altitude, o ponto mais alto do estado está situado no Parque Estadual da Serra de Santa Bárbara. A Serra de Monte Cristo é o ponto culminante de Mato Grosso, e fica nos municípios de Pontes e Lacerda e Porto Esperidião.
Serra do Santo Cristo, ponto mais alto de Mato Grosso, fica em 
Pontes e Lacerda (Foto:Arq.Web)
Vila Bela da Santíssima Trindade foi a primeira Capital de Mato Grosso, e é um dos poucos lugares do Brasil onde se pode observar 3 grandes ecossistemas juntos: Amazônia, Cerrado e Pantanal. A cidade também é sede cachoeira do Jatobá, a maior do estado, com cerca de 250 metros de altura.
Já Curvelândia tem a maior caverna de Mato Grosso, a do Jabuti. A região conta ainda com pequenas cavernas, belos rios e cachoeiras que atrai a curiosidade e encanta os turistas.
Famtour - Ainda de acordo com o deputado, o governador Pedro Taques afirmou que, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), vai realizar  um famtour com a imprensa na região, para divulgar o potencial turístico. A primeira edição da visita foi realizada em Nobres, no último dia 14/03, e reuniu cerca de 40 pessoas.
Cachoeira em Reserva do Cabaçal: mananciais e topografia da
 região oeste oferece belos atrativos naturais como este. (Foto:Divulgação/PMRC)

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo