Turismo

01/11/2013 01:43

12ª Jogos dos Povos Indígenas reunirá em Cuiabá 48 etnias

Da Redação
Com Assessoria


 

Os 12º Jogos dos Povos Indígenas terão a participação de nada menos que 48 etnias brasileiras e, pela primeira vez, quatro etnias indígenas estrangeiras. Os Jogos dos Povos Indígenas, acontecerão em Cuiabá no período de 8 a 16 de novembro.

O critério interétnico não foi considerado na seleção das equipes, mas, ainda assim, os jogos serão um amplo painel da diversidade étnica indígena brasileira. Os principais critérios de definição dos povos participantes foi o mapa geográfico regional indígena e cultural.

Conforme o coordenador-geral do ITC, Carlos Terena, foram consideradas as regionalidades das origens étnicas. ?Levamos em conta se nossos convidados são indígenas litorâneos, da caatinga, dos campos, cerrado ou se habitam a Floresta Amazônica, as matas dos Pinhais, Atlântica e dos Cocais, e o Pantanal?, explica.

A liderança indígena ressalta que, entre os critérios adotados para a escolha das delegações, o fator cultural foi determinante. ?Pensamos em costumes, práticas e origens de suas falas, linguagem, ritos, danças, cantos, instrumentos musicais, artesanatos, pinturas corporais e principalmente seus esportes tradicionais?, informa, ao destacar que o número de etnias convidadas a participar dos jogos será fechado de acordo com os recursos orçamentários programados.

Segundo Carlos Terena, na edição de 2013 participarão pela primeira vez ao menos 14 etnias e quatro povos de outros países, iniciativa que, para o líder, retrata o equilíbrio interétnico e de diferentes regiões. ?Os Jogos dos Povos Indígenas se consolidam como referência de afirmação étnica e uso sustentável dos Jogos Verdes ao propor, para 2015, a realização da primeira edição dos Jogos Mundiais Indígenas no Brasil?, reforça.

Idealizados pelo Comitê Intertribal e realizado em parceria entre o Ministério do Esporte e o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel-MT), os Jogos dos Povos Indígenas apresentam um retrato de etnias e costumes típicos do Brasil, levando à capital mato-grossense representantes de 47 povos indígenas.

Com relação à escolha das representações de índios brasileiros, Terena esclarece que a busca é feita de comum acordo com as autoridades indígenas, ou seja, um rodízio entre aldeias e etnias.

Confira as etnias participantes representadas por 1,6 mil indígenas brasileiros:

1. Assurini ?" PA
2. Bororo Boe ?" MT
3. Enawenê-Nawê - MT
4. Erikibaktsa ?" MT
5. Gavião Ikólóéhj ?" RO
6. Guarani Kaiwá ?" MS
7. Ikpeng - MT
8. Javaé Itya ?" TO
9. Kaingang ?" PR
10. Kanamari ?" AM
11. Kanela Rãmkokamekrá ?" MA
12. Karajá ?" TO
13. Kariri-Xocó ?" AL
14. Kayapó Mekrãngnoti ?" PA
15. Kayapó Metyktire - MT
16. Kokama ?"AM
17. Krahô ?" TO
18. Krenak ?"MG
19. Kuikuro ?"MT
20. Kuntanawá ?" AC
21. Kura Bakairi -MT
22. Macuxi ?"RR
23. Mamaindê ?" RO
24. Manoki ?" MT
25. Matis ?"AM
26. Maxacali ?" MG
27. Mayoruna ?" AM
28. Mehinaku ?" MT
29. Nhambikwara ?" MT
30. Panará Kreeakarore ?" MT
31. Paresi Halití - MT
32. Parkatêjê ?" PA
33. Pataxó/ Hã-Hã- Hãe - BA
34. Shanenawá ?" AC
35. Suruí Paiter ?" RO
36. Tapirapé -TO
37. Tauarepang ?" RR
38. Tembé ?" PA
39. Terena -MS
40. Tikuna Magüta ?" AM
41. Tukano Ye?pâ-masa ?" AM
42. Umutina -MT
43. Wai Wai - PA
44. Wapichana - RR
45. Xacriabá ?"MG
46. Xambioá ?" TO
47. Xavante ?" MT

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo