Turismo

17/07/2019 17:13

Secretário Nacional de Desenvolvimento do Turismo visita estrutura do Museu do Rio e Orla do Porto

Secretários Municipal e Nacional conversaram sobre como construir políticas públicas para o turismo que beneficiem Cuiabá pelos anos à frente

 

Da Redação

SECON CUIABÁ

 

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo levou o secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, do Ministério do Turismo, Aluizer Malab, para uma visita ao Museu do Rio e Orla do Porto, nesta segunda-feira (15), com o objetivo de apresentar o potencial turístico da região.

Durante a conversa, os secretários Municipal e Nacional trataram sobre como construir políticas públicas para o turismo que tenham continuidade, que sejam atemporais e beneficiem Cuiabá pelos anos à frente. Vuolo ressaltou que as ações já realizadas e em andamento tem como objetivo maior exaltar o rio Cuiabá como protagonista no turismo local.

“A ideia é fazer eventos para movimentar a região, fazer daqui uma vitrine turística. Fazer desta margem da orla, junto com Várzea Grande uma zona de impacto turístico, onde os empreendimentos que tiverem vocação para o turismo tenham incentivo do Município, seja no IPTU, ISS, aquilo que for pra potencializar e trazer bares, pousadas, atividades ligadas ao turismo para incrementar a Orla e virar Cuiabá e Várzea Grande para o rio. E tem que ser uma política de Estado, para que independente do prefeito e governador, tenha-se uma continuidade”, explicou Vuolo.

Investir em turismo é investir em desenvolvimento econômico, como garante o assessor de Gestão Estratégica da Embratur, Rafael Luisi. “Cada real que você investe no turismo, ele é devolvido mais cinco para a economia local, então se você investir R$ 100 no turismo, seu retorno é R$ 500. E isso é emprego e renda para todo mundo, é a forma mais fácil e rápida hoje de se conseguir movimentação na economia local”, pontuou Rafael, que endossou a ideia do secretário Vuolo sugerindo até um centro gastronômico na região.

Depois de conhecer a estrutura do Museu do Rio, o secretário Nacional de Desenvolvimento Estratégico do Turismo, Aluizer Malab disse gostar do que viu e ouviu e ressaltou que Cuiabá está alinhada com a tendência mundial de reocupação do espaço público pela população como espaço de convivência, cultura e lazer.

“Soa como música nos ouvidos mesmo. Essas revitalizações são muito bem aceitas pela comunidade. Eu estava perguntando da ciclovia e o secretário Vuolo disse que está funcionando, que a rua é fechada para atividades, isso resignifica o espaço público. E essa tendência de reocupar as vias públicas é uma tendência de mundo, então eu acho bacana, a gente precisa criar isso. Se o poder público oferta, a comunidade agradece e utiliza isso. O Ministério já tem uma participação em algumas obras aqui, mas temos que continuar. Acho que este espaço revitalizado vai agregar muito para o turismo”, comentou Malab.

O Pedal Semob, da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), por exemplo, é uma das atividades já realizadas na Orla do Porto. Ele reúne esportistas e amadores de toda a cidade, garantindo segurança aos ciclistas participantes ao longo de percursos que variam entre 20 e 30 km e sempre com ponto de partida na Orla do Porto. Para os percursos, são escolhidas as regiões mais populares e icônicas de Cuiabá. Os ciclistas são acompanhados por todo o trajeto tanto por agentes em viaturas, quanto por agentes que pedalam junto aos participantes, prestando todo o auxílio necessário.


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo