Variedades

OPORTUNIDADE 24/01/2018 09:15

Projeto Boca Musical abre inscrições para curso de violino, viola e violoncelo

Crianças, adolescentes, jovens e adultos interessados deverão se inscrever até o dia 2 de fevereiro

Da Redação

Mais uma nova oportunidade de aprender instrumentos com corda é oferecida pelo Instituto Boca de Arte, com inscrições abertas para aulas de violino, viola clássica e violoncelo, através do Projeto Boca Musical. Crianças, adolescentes, jovens e adultos interessados deverão preencher a ficha de inscrição disponível no link, até o dia 2 de fevereiro.

A matricula possui valor de R$ 50,00, mais investimento mensal de R$90,00, que será revertido na aquisição dos materiais pedagógicos utilizados durante o curso. Jovens menores de 25 anos, ainda terão a possibilidade a concorrer a bolsas.

Nos 12 módulos de ensino, de 28 horas cada, os alunos terão a oportunidade de desenvolver desde a musicalização elementar à profissionalização musical, sendo direcionado aos diversos mercados da música, como a carreira docente, os cursos livres e até à composição de Orquestras. 

Das oportunidades que os alunos terão durante o período de formação, Fernando ainda destaca as participações de eventos fora do estado, intercâmbios e Festivais.

“O nosso foco é que o aluno aprenda realmente a tocar o instrumento almejado, não ficando apenas com os conhecimentos iniciais”, afirma o Professor e Coordenador do Projeto Boca Musical, Fernando Pereira. Para alcançar esse objetivo, as aulas são divididas em três vertentes de atuação: Prática Instrumental, Prática Teórica e Prática de Ensaio.

A prática instrumental consiste no desenvolvimento técnico especifico do instrumento (violino, viola clássica ou violoncelo) no qual o aluno adquire competências segundo desenvolvimento de habilidades específicas de cada módulo da matriz de desenvolvimento pedagógico da instituição.

Paralelamente, a Prática Teórica desenvolve os aspectos da alfabetização musical por meio do solfejo, memorização e aplicação dos conceitos da teoria elementar da música, harmonia, contraponto e análise musical visando a sua aplicação prática ao instrumento.

Já a prática de ensaio consiste na culminância do processo pedagógico no qual cada aluno, em seu módulo de desenvolvimento específico, tem a oportunidade de desenvolver na prática de conjunto com modelo em orquestras de cordas e repertório tradicional da música de concerto.

Além disso, ao final de cada módulo, o aluno pode receber uma certificação de conclusão para o seu encaminhamento aos próximos passos no instrumento e na música.

As aulas também contam com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e acontecerão no Espaço Cultural Casa Cuiabana, no período matutino 8h às 12h, vespertino das 14h às 18h e noturno das 19h às 21h – conforme o horário da turma especifica de cada aluno. Para qualquer modalidade pretendida, é necessário que o aluno tenha o próprio instrumento.

Fonte: O Livre
 


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo