Variedades

FECHADOS PARA VISITAS 26/01/2018 09:02

Maioria dos museus de Cuiabá não funciona; alguns, há mais de 1 ano

Equipamentos culturais do município e do Estado têm pendências a serem resolvidas

Da Redação

Há alguns meses Cuiabá perdeu vários pontos de visitação, seja de equipamentos culturais do Governo de Mato Grosso, seja da Prefeitura de Cuiabá. A população e a comunidade escolar, que já haviam se habituado a visitar estes espaços, anseiam pela reabertura. 

Além dos acervos permanentes de cada uma das instituições museológicas e suas edificações históricas, que por si só já têm seu valor, os museus costumavam abrigar diversas atividades, como saraus, oficinas e exposições de artes visuais.

Falta de dinheiro para assinatura de contratos entre o poder público e associações culturais, bem como reformas que se arrastam meses a fio, mantém os prédios fechados e, consequentemente, reduzem ainda mais as opções de lazer gratuito e de visitação de turistas que passam por Cuiabá.

Confira, entre os equipamentos, quais estão fechados, qual a previsão de reabertura e qual a programação dos que já estão em atividade.

Museu da Caixa D´Água Velha

Status: ABERTO

O pequeno aqueduto de estilo romano, conhecido como Morro da Caixa D’água, foi construído em 1882. A caixa d’água recebia água do Rio Cuiabá e abastecia a população cuiabana de água potável por gravidade. Depois de desativado, no final de 2007, o local foi redescoberto e recuperado, dando lugar a um museu. A partir daí, houve um tempo de grande rotatividade de mostras de artistas locais, mas há vários meses o local não acolhe novas exposições. Por enquanto, o visitante pode apreciar a arquitetura do local com acervo que inclui maquetes e peças que contam a história do local, como como tubos de ferro fundido e registros usados no controle da distribuição de água.

Serviço: O Museu localizado na rua Comandante Costa (entre os cruzamentos com a Dom Bosco e Isaac Póvoas), fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 17h. Nos feriados e finais de semana, das 9h às 11h e das 12h às 17h. Entrada gratuita.

Museu do Rio Cuiabá Hid Alfred Scaff

Status: FECHADO

De acordo com a Prefeitura de Cuiabá, a reforma do museu está concluída, só falta equipá-lo. Para tanto, está sendo realizada licitação para compra de mobiliário. A previsão de entrega é de 90 dias, segundo a assessoria. O Museu está instalado no prédio do antigo Mercado do Peixe, construído em 1899. A construção foi tombada pelo Governo do Estado em 1983, e a recuperação do prédio aconteceu em 1999 – pela Prefeitura Municipal de Cuiabá – ano em que se completou o centenário de sua construção. O local passou a abrigar o Museu do Rio Cuiabá, "Hid Alfredo Scaff". Outrora o acervo apresentou a história da cidade, expondo fotografias, peças de artesanato, artes sacras e maquetes da região. Vale ressaltar, o restaurante Regionalíssimo segue de portas abertas para os clientes, ocupando parte das dependências do museu. 

Serviço: O Museu está localizado na Orla do Porto, na avenida Beira Rio.

Museu da Imagem e Som de Cuiabá Lázaro Papazian

Status: FECHADO

O prazo de entrega da obra já expirou algumas vezes. Mas a Prefeitura de Cuiabá, garante que a obra de revitalização do Museu da Imagem e Som de Cuiabá – feita em parceria com o Iphan, graças ao Pac Cidades – está em fase final e o Misc será entregue no final de fevereiro. Segundo assessoria, o acervo que está no prédio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte, vai ser catalogado. Uma equipe deve ser contratada. Representante da direção nacional do Iphan deve participar da organização, sendo assim, agenda será alinhada. Inaugurado em 2006, guarda importante acervo documental em fotos, áudios e vídeos sobre a história de Cuiabá.

Serviço: O Misc fica esquina da rua Voluntários da Pátria com a 7 de Setembro, no Centro Histórico da Capital.

Espaço Silva Freire

Status: FECHADO

De acordo com a assessoria da Prefeitura, depois de oito anos abandonado, há esperança da população da região do Coxipó voltar a ocupar o espaço. O projeto de reforma e readequações estruturais está em fase de finalização. Uma emenda do deputado Alan Kardec (PT), direcionou recursos para a obra. O local deve abrigar futuramente, oficinas de teatro e música, gratuitas. O início das obras está previsto para abril. O local conta com quadras esportivas, um teatro italiano de 70 lugares, teatro de arena e várias salas multiuso.

Serviço: Rua 24 de Agosto, s/n, bairro Jardim Vista Alegre.

Museu de Arte Sacra de Mato Grosso

Status: FECHADO

O resultado do edital foi divulgado, porém, não há previsão de reabertura do Museu que será gerido pela Associação dos Produtores Culturais. A Secretaria de Estado de Cultura aguarda liberação de recursos para efetuar assinatura do contrato. O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, o MASMT, foi fundado em 10 de março de 1980. Situa-se no prédio do Seminário Nossa Senhora da Conceição, uma edificação de estilo eclético de 1858 que fica ao lado da Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, uma construção neogótica de 1918. Além do espaço de grande importância arquitetônica, que exibe combinações de elementos que podem vir da arquitetura clássica, medieval, renascentista, barroca e neoclássica, o museu também salvaguarda importante acervo. Diversas peças do período setecentista, remanescentes da antiga Catedral do Bom Jesus de Cuiabá, demolida em 1968, da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, Nossa Senhora dos Passos, acervo pessoal do bispo Dom Francisco de Aquino Corrêa e doações particulares estão reunidas ali.

Museu de Arte de Mato Grosso

Status: FECHADO

No edital de chamamento realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, o Instituto de Arte e Cultura Boca de Arte foi habilitado para gestão compartilhada do patrimônio, que contempla também, a Galeria Lava Pés, localizada na Secretaria de Estado de Cultura. A Organização da Sociedade Civil também aguarda a assinatura do contrato. O Museu ocupa agora o Piso Superior do Palácio da Instrução. O Museu possui 1.147,50 m2 divididos em 11 (onze salas).

Serviço:  O Museu de Arte de MT fica no Palácio da Instrução, localizado na Rua Antônio Maria, 151, Praça da República.

Galeria Lava Pés

Status: CONTRATAÇÃO NÃO OFICIALIZADA, MAS COM EXPOSIÇÃO EM CARTAZ

Inaugurada em 28 de outubro de 2015, a Galeria de Artes Lava Pés está instalada no piso térreo da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). O espaço possui 350 metros quadrados de área e está equipado para receber exposições nos mais variados suportes, de telas a esculturas e videoinstalações, entre outros. O Instituto de Arte e Cultura Boca de Arte foi contemplado para gerir o espaço de forma compartilhada com a Sec-MT, no edital que contemplou também, o Museu de Arte de Mato Grosso. A OSC ainda aguarda a assinatura do contrato. Neste período, o visitante pode apreciar a mostra Naturalis, da artista plástica Nadja Lammel. A mostra permanece em cartaz até fevereiro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. A entrada é gratuita.

Serviço: A Galeria Lava Pés está localizada no prédio da Sec-MT, na avenida José Monteiro de Figueiredo (Lava Pés), 510, Duque de Caxias.

Museu de História Natural Casa Dom Aquino

Status: ABERTO

Construída pelo patriarca da família Murtinho em 1842, é conhecida por alguns historiadores como a ‘Casa Predestinada’, pois nela nasceram duas personalidades ilustres do Estado de Mato Grosso: Joaquim Duarte Murtinho e Dom Aquino Correa. Atualmente abriga o Museu de Pré-história Casa Dom Aquino, que foi inaugurado no dia 7 de dezembro de 2006. O Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS) via gestão compartilhada está à frente do museu que disponibiliza atualmente, exposição do acervo permanente de Arqueologia e Paleontologia. A exposição paleontológica apresenta fósseis de animais da região, organizados cronologicamente, representando a evolução biológica através das Eras geológicas. Fosseis como o do tatu (Pampatherium humboldti) e Preguiça gigante (Eremotherium Iaurillardi), dinossauros (saurópoda), e animais marinhos do período que Chapada dos Guimarães foi mar.

Serviço: O Museu está localizado na avenida Beira Rio, 2000 e aberto à visitação, de quarta-feira a sábado, das 9 às 11h30 e das 11h30 às 17h30.

Residência dos Governadores

Status: FECHADA

A Residência dos Governadores – que recentemente abrigava o Museu de Arte de Mato Grosso - ainda espera por novo chamamento público que vai definir a associação cultural que vai gerir o espaço. Porém, o edital está suspenso pois a Secretaria de Estado de Cultura e o MT Fomento definem a posse do espaço. O projeto do prédio, elaborado pelo arquiteto Humberto Kaulino, obedeceu ao estilo usado no Rio de Janeiro na década de 30, neocolonial de matriz norte-americana, chamado às vezes de estilo “mission”, baseado nas antigas missões espanholas da Califórnia e outros estados conquistados ao México pelos Estados Unidos, muito difundido em filmes de faroeste.

Serviço: Fica rua Barão de Melgaço, detrás da Prefeitura de Cuiabá.

Museu Histórico de Mato Grosso

Status: FECHADO

O Museu Histórico cujo contrato de gestão está integrado à Residência dos Governadores, está fechado até que seja resolvido imbróglio entre o MT Fomento e a Secretaria de Estado de Cultura. O edital lançado anteriormente não recebeu nenhuma proposta para geri-lo. O Museu Histórico de Mato Grosso funciona no prédio original do Tesouro Nacional, de estilo neoclássico, desde 2004. Localizado ao lado do Palácio da Instrução, o Museu possui acervo permanente com fotos, móveis e objetos que recontam a história de Mato Grosso, desde a chegada dos Bandeirantes até a Ditadura Militar, passando pela monarquia e repúblicas. O prédio, que funcionou como Tesouraria Provincial do Estado, também já abrigou a Biblioteca Pública Estadual (1912-1914), a Secretaria de Educação e Cultura, a Escola Barão de Melgaço (1970-1982) e a Secretaria de Estado de Turismo (1983-2003).

Serviço:  O Museu Histórico de Mato Grosso está localizado na Praça da República, 131, Centro de Cuiabá.

A Secretaria de Estado de Cultura possui outros equipamentos culturais que seguem abertos, tais quais, a Casa Cuiabana, Cine Teatro Cuiabá e Biblioteca Estevão de Mendonça. Mas a maioria depende de resoluções burocráticas para voltar a funcionar.

Fonte: O Livre
 


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo