Economia

ALTA 14/12/2017 09:19

Zarattini: Temer e Parente subiram o gás de cozinha 30 vezes mais que inflação

O líder do PT na Câmara, Carlos Zarattini (SP), criticou nesta quinta-feira, 14, a politica do governo Michel Temer e do presidente da Petrobras, Pedro Parente, de aumentar sucessivamente os preços do gás de cozinha, óleo diesel e gasolina.

Brasil 247

Citando gráfico produzido pela Liderança do PT, Zarattini disse que os números mostram a "face perversa" do governo Temer. "É uma política que privilegia só o chamado mercado e ataca o bolso de todo o povo brasileiro. Dizem que foi adotada a política de variação de preço mercado internacional, mas os preços só sobem, nunca caem", disse o líder petista.

Zarattini observou que o governo estimula a carestia no país. O governo congela investimentos em áreas vitais, como saúde e educação, mas com a Petrobras promove aumentos que têm prejudicado a população brasileira. Em um ano e meio, a gasolina subiu mais do que dez vezes a inflação, o gás, mais de 30 vezes. É um absurdo", afirmou.

De acordo com o gráfico, elaborado a partir de dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), entre maio de 2016 e dezembro de 2017, o preço do gás de cozinha subiu 68%. Já a gasolina subiu 24% e o diesel, 13%. No mesmo período, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), foi de 2%.


vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo