Estadual

NECROPOLITICA 16/04/2021 17:48

Mauro Mendes proibe Corona Vírus de infectar pessoas em MT das 5hs às 22 horas

Em Mato Grosso, está proibida a contaminação por Covid 19 das cinco da manhã às 22 horas, de segunda à sábado. Neste horário,o comércio em geral poderá funcionar normalmente e as pessoas circularem sem medo de ser contaminadas pelo Corona Vírus, só que não

Antonio P. Pacheco

Especial para o Pauta Extra


O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM) decidiu nesta sexta-feira,16, proibir que o Corona Vírus contamine as pessoas das cinco da manhã às 22 horas, de segunda à sábado. Parece piada? Mas, não é. Esta é a mais exata interpretação do texto do novo decreto editado pelo governador Mauro Mendes no dia de hoje. 

Em pleno pico da pandemia, com mais de 98% das UTIs dos hospitais ocupadas, uma fila crescente de pacientes graves aguardando vaga para esses leitos de atenção médica intensiva e mais de oito mil mortos, o governador Mauro Mendes decidiu que era este o melhor momento para afrouxar as medidas restritivas contra o avanço da Covid-19 em Mato Grosso.

As novas regras foram baixadas nesta sexta-feira e passaram a valer imediatamente. O Corona Vírus que se vire para sobreviver das 23 horas às 4h59 da manhã. Na visão tacanha e absurda do governador e do seu secretário de saúde, o vírus da Covid 19 não vai poder infectar ninguém enquanto o comércio estiver aberto, as pessoas aglomerando, festejando, bebendo, gastando e os empresários lucrando. 

Para o vírus, restará o curto espaço de tempo de seis horas para atacar as pessoas que encontrar pela frente: que naturalmente, serão apenas os trabalhadores da noite à caminho de casa ou aqueles trabalhadores que moram longe do serviço, dependam de ônibus coletivo para ir ao trabalho e precisem madrugar nos pontos e paradas do transporte público.

A lógica por trás do decreto é bizarra. O "liberou geral" de Mauro Mendes sinaliza aos cidadãos que eles estão "imunes" ao vírus da Covid 19 enquanto o comércio estiver funcionando, mas estarão sujeitos a contrair a doença durante a madrugada, horário em que, por ordem do senhor governador, estará vigorando o "Toque de Recolher" em todos os municípios já que, nesse período, o víus estará "livre para circular" por todo o Mato Grosso.

Detalhe do decreto: aos domingos, o comércio pode funcionar das 5h ao meio dia, excetuando-se os restaurantes e shopping centers, que poderão permanecer abertos sem problemas até 15 horas. Outra alteração é em relação ao funcionamento de restaurantes e similares nas modalidades take-away (pegue e leve) e drive-thru, que poderá funcionar até 22h45.

A regra anterior permitia até 20h45. Os serviços de delivery continuam autorizados a funcionar até 23h59.

Para Mauro Mendes, tudo bem o toque de recolher funcionar apenas das 23h às 4h59 da manhã. Para agradar aos cachaceiros, farristas e beberrões impedernidos, Mauro Mendes também liberou o consumo de bebidas alcoólicas nos locais de venda, desde que todos os bebedores estejam sentados e respeitados os limites de capacidade do buteco, conveniência, bar, birosca ou o que o valha, e dentro do horário de proibição de circulação do Corona Vírus, claro.

Todas essas medidas terão que ser aplicadas em todo o estado, mesmo se a classificação de risco do município indicar normas ainda "mais brandas" que estas. Segundo Mauro Mendes, toda estas "restrições" permanecerão em vigor enquanto a ocupação de UTIs for superior a 85%.

Já as demais restrições serão recomendadas aos municípios com base na tabela de classificação de risco, em sintonia com as normas gerais.
As forças de Segurança irão atuar de forma a impedir qualquer tipo de aglomeração em todas as regiões.

Te cuida, Corona Vírus, senão Mauro Mendes te extingue numa decretada só!


vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo