Prefeito e primeira-dama irão lançar programa para imunizar população em situação de rua, garis, carroceiros e varredores

da Assessoria / SECOM-CUIABÁ

O prefeito Emanuel Pinheiro e a  primeira-dama de Cuiabá, Marcia Pinheiro, irão lançar o programa para a imunização contra a Covid-19 para pessoas que compõe o grupo de vulnerabilidade social.  O prefeito afirmou que o programa ainda está em fase de reunião e será lançado até a próxima semana, conforme a chegada de mais remessas de vacina para a Capital, e atenderá o grupo de moradores de rua, garis, carroceiros, varredores, motoristas de transportes coletivos e catadores de recicláveis.

“Quero dar prioridade, dentro do que é preconizado pelo Ministério da Saúde,  a essas pessoas, porque estão expostas demais. São pessoas humildes, trabalhadoras, e segundo pesquisa nacional, são o maior número de internados em enfermarias e leitos de UTIs [Unidade de Terapia Intensiva], e isso me angustiou bastante. Eu vou preparar imediatamente isso, teremos uma reunião amanhã, mas trabalhamos com 1,3 mil a 1.5 mil pessoas que compõe este grupo”, afirmou o prefeito.

Segundo o prefeito, a ação visa atender  aqueles se encontram em situação de vulnerabilidade. “Segundo pesquisa nacional, publicada pela UOL,  essas pessoas ocupam a maior parte dos leitos de enfermarias e UTI. Desta forma, vamos fazer de Cuiabá uma sociedade mais justa, mais solidária, mais respeitosa, mais fraterna, mais humana e mais igualitária. Ao fazer isso também vamos continuar avançando. E quando a primeira-dama sai à frente articulando desse projeto, demonstra que aqui nessa gestão trabalhamos com o coração, com emoção, respeitando acima de tudo as pessoas, sem discriminá-las, sem julgá-las. E para isso precisamos criar oportunidades”, disse.

Pinheiro também ressaltou o trabalho de descentralização na vacinação em Cuiabá, que tem melhorado a campanha contra a Covid-19 e vacinando moradores por regiões e grupos, com mais qualidade e rapidez. Atualmente a Capital conta com quatro polos de imunização: no Centro de Eventos do Pantanal, no Sesi Papa, UFMT e Sesc Balneário. Na tarde de hoje (23), um novo polo anexo ao estacionamento do teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa, começa a funcionar ainda na data de hoje. Desde o dia 20 de janeiro, a campanha Vacina Cuiabá – Sua vida em primeiro lugar, imunizou cerca de cem mil pessoas.

“Nossa estrutura está boa, rápida, está eficiente e humanizada, com toda segurança, porque essa é a prioridade e esse é nosso foco. Ganhamos várias parcerias depois da descentralização, que mostra a credibilidade da nossa gestão, a preocupação social dos nossos setores representativos. Inúmeras instituições estão nos apoiando e outras tantas querem nos apoiar. Temos mais planejamentos para ampliar, na medida que chegue mais vacinas. E o resultado disso é que até às 10h desta sexta, só tínhamos mais 300 doses que irão acabar hoje. Porém fomos informados que chegaram mais vacinas, mas ainda não sei quantas virão para Cuiabá, o que dificulta nosso planejamento, aí ficamos nessa expectativa, se vamos ou não, abrir mais pontos de vacinação”, ressaltou.

Compartilhe:

Com muito ❤ por go7.site