Weather for the Following Location: Cuiaba map, Brazil

19 de maio de 2024 1:36 am

Brasil já é o 3º país do mundo com mais casos de varíola dos macacos

Os sintomas surgem entre o quinto e o vigésimo dia após a pessoa ter contato com o vírus e podem durar até três semanas. Casos raros evoluem para a morte do paciente se não tratado adequadamente
A varíola dos macacos é transmitida de pessoa a pessoa pelo contato, sua origem está em roedores, os macacos são apenas vítimas da doença (Foto:Arq Web-Reprodução)

Da Redação

Desde maio, o mundo tem o maior surto do vírus fora da África e o Brasil já é o terceiro colocado no número de contaminados com o vírus Monkey Pox. Foram contabilizados  até esta sexta-feira, 26, 3.896 casos confirmados de varíola dos macacos e uma morte no país.

De acordo com o levantamento do Ministério da Saúde, o Estado que registrou mais diagnósticos para a doença foi São Paulo, com 2.528 casos, seguido de Rio de Janeiro (445), Minas Gerais (206) – onde foi notificado o único óbito -, Goiás (260) e Distrito Federal (156).

O QUE É

A varíola dos macacos é uma doença viral que tem origem em roedores, mas que foi identificada pela primeira vez em macacos. Ela é transmitida por contato próximo, provoca febre, mal-estar e erupções na pele – como bolhas. Clique para sabe mais sobre varíola monkeypox: formas de prevenção, sintomas, tratamento.

Os números colocam o Brasil como 3º país do mundo com mais casos registrados preocupa médicos e pesquisadores. No entanto, o Ministério da Saúde insiste em não levantar barreiras sanitárias ou declarar estado de emergência sanitária.

Em 20 de julho, o Ministério da Saúde registrava 449 pessoas infectadas. O balanço atual de 3.896 pacientes representa um aumento de 767,7% em apenas trinta dias.

Nas últimas semanas, o País teve a confirmação dos primeiros dois casos da monkeypox em bebês com menos de um ano. Sinal de que, além do crescimento de casos, há também a abrangência da faixa etária dos contaminados.

No mundo, o número de casos da monkeypox já ultrapassa os 41,5 mil diagnosticados, identificados em 96 países. O alto número de infectados tem levado ao aumento de demanda e, por consequência, da concorrência entre as nações para a aquisição da vacina e dos medicamentos que auxiliam no tratamento à doença, conforme declarou o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, na última quarta-feira, 17.

Compartilhe:

Você pode gostar também... Posts

Feito com muito 💜 por go7.com.br