Weather for the Following Location: Cuiaba map, Brazil

19 de maio de 2024 12:30 am

Enfermagem do Brasil fará dia de mobilização nesta sexta-feira

A categoria se prepara para uma paralisação nacional caso o STF não revogue a suspensão do piso salarial garantido em lei pelo Congresso Nacional
A lei aprovada pela Câmara e pelo Senado, fixou em R$ 4.750 o piso nacional de enfermeiros, mas o pagamento foi suspenso pelo ministro Luiz Roberto Barroso (Foto:Arq.Web)

Da Redação

Enfermeiras e enfermeiros em todo o país realizarão nesta sexta-feira (9) um dia nacional de mobilização pela revogação da liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que suspendeu a Lei do Piso da categoria e, portanto, os pagamentos a partir da segunda, dia 5.

Articulada pelo Fórum Nacional da Enfermagem (FNE), a mobilização desta semana já tem atos marcados em várias cidades com indicativo de paralisação já no dia 19 de setembro, caso não haja nenhuma decisão favorável aos trabalhadores.

O dia 9 foi escolhido para a mobilização por ser a mesma data em que os ministros do STF darão início à votação virtual, que vai decidir se mantém ou não a liminar de Barroso. A votação termina no dia 16.

Cada estado organizará seus atos, cujos locais e horários devem ser definidos até esta quinta-feira (8), disse a presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Shirley Morales.

Já a coordenadora do Fórum Nacional da Enfermagem, Líbia Bellusci, afirmou que a categoria não descarta entrar em greve para protestar contra a decisão caso o colegiado do STF não reveja a decisão monocrática do ministro Barroso que resultou na suspensão do pagamento do  piso salarial nacional da categoria.

“Se for necessário paralisação, terá. Se for necessário greve, terá”,disse Bellusci em um vídeo divulgado no domingo (4), de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo. “Não será o STF que vai desqualificar e desconhecer a necessidade de um piso salarial digno”, ressaltou mais à frente.

Ainda segundo Belusci, a categoria já estaria conversando com parlamentares visando  pressionar o STF a mudar de posição. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que vai tratar “imediatamente dos caminhos e das soluções” para manter o piso salarial.

Compartilhe:

Você pode gostar também... Posts

Feito com muito 💜 por go7.com.br