Weather for the Following Location: Cuiaba map, Brazil

20 de abril de 2024 10:04 am

Haddad entrega amanhã proposta de renegociação de dívidas dos estados

Ministro Fernando Haddad: Governo estima déficit de R$ 9,3 bi para 2024 e propõe renegociação das dívidas dos estados (Foto:Arq.Web)

Da Redação

Com Exame

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o projeto de lei de renegociação de dívidas dos estados já teve aval do presidente Lula e será apresentado aos governadores ainda esta semana. Uma reunião está pré-agendada para o próximo dia 26, terça-feira.

“Vamos apresentar a proposta para os governadores. Dia 26 já está pré agendada a reunião com os governadores. Já teve aval do Lula (o projeto de lei)”, garantiu o ministro da economia.

Na semana passada, Haddad se reuniu com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, que também enfrenta dificuldades para acertar as dívidas com a União e equilibrar as contas no cofre estadual. Na semana anterior, o ministro já havia encontrado os governadores de São Paulo, Tarcisio de Freitas, do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e de Minas Gerais, Romeu Zema.

Déficit zero no horizonte próximo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad disse que zerar o déficit primário neste ano dependerá da evolução da economia. Ele ressaltou, no entanto, que o governo está otimista em relação a como a atividade econômica deve se comportar em 2024. O ministro lembrou que as projeções do déficit é  de apenas R$9 bilhões para este ano.

“Nós estamos prevendo crescimento de 2,2%, mas alguns atores do mercado estão projetando cenário ainda mais benigno. Há economistas muito sérios falando em 2,5%. Isso ajuda na arrecadação, naturalmente”, disse Haddad durante uma entrevista coletiva à imprensa na capital paulista.

Haddad acrescentou que a aprovação de medidas enviadas pelo Planalto ao Congresso também influencia no resultado fiscal do país.

Compartilhe:

Você pode gostar também... Posts

Feito com muito 💜 por go7.com.br