Weather for the Following Location: Cuiaba map, Brazil

8 de maio de 2024 3:56 am

Lula diz que em seu governo “a boiada não vai mais passar”

Lula diz que a preservação do meio ambiente terá prioridade em seu governo e que povos originários e tradicionais terão um ministério próprio
Lula: "É mais saudável e rentável manter a floresta em pé do que derrubar árvores para plantar soja, milho ou criar gado"(Foto:Reprodução/Youtube)

Da Redação

Com Brasil 247

Para o ex-presidente Lula, a manutenção da floresta Amazônica e dos demais biomas brasileiros é um patrimônio valioso e que deve ser preservado por políticas ambientais consistentes e sérias por parte do Governo Federal.

Durante o encontro com representantes dos povos originários e tradicionais das florestas realizado nesta sexta-feira, 02, em Belém (PA), Lula fez uma forte defesa da Amazônia e disse que o Meio Ambiente está entre as prioridades do seu plano de governo, caso vença a eleição presidencial. “Quero dizer que a boiada não vai passar mais. Temos que criar consciência na sociedade brasileira de que é mais saudável e rentável manter a floresta em pé do que derrubar árvores para plantar soja, milho, ou criar gado”, disse o petista.

Segundo o candidato do PT à presidente do Brasil, caso se confirme sua vitória nas urnas em 02 de outubro, uma de suas primeiras medidas será criar um ministério para cuidar especificamente dos povos originários do Brasil. “As pessoas precisam se preparar porque vamos criar o Ministério dos Povos Originários”, anunciou.

Lula declarou, ainda, que os povos originários e tradicionais “terão representação oficial para não precisarem ser tratados como crianças mimadas que não sabem o que querem”. A afirmação faz referência ao tratamento dispensado pelo governo Jair Bolsonaro (PL) para estes segmentos sociais.

“O presidente da Funai não precisa ser branco igual a mim, pode ser um indígena ou uma indígena”, ressaltou Lula. “Precisamos evitar que aqueles que agem com irresponsabilidade, que fazem discurso de que é preciso desmatar, fazer queimada. Esta gente não é responsável [com o meio ambiente]”, destacou. Lula fez questão de diferenciar quem “trabalha dignamente para produzir, vender e para ganhar a vida no nosso país” dos que que “só pensam em explora a terra para acumular lucros”.

“Quero assumir o compromisso de que a partir de janeiro as coisas vão mudar. Queremos fazer um programa de governo que represente a síntese daquilo que é a necessidade do povo brasileiro, envolvendo todos os povos da floresta porque vocês conhecem como ninguém o mundo em que vivem”, afirmou. O petista também prometeu recriar o Ministério da Pesca, pasta atualmente subordinada ao Ministério da Agricultura.

Compartilhe:

Você pode gostar também... Posts

Feito com muito 💜 por go7.com.br