Weather for the Following Location: Cuiaba map, Brazil

2 de maio de 2024 1:48 am

Lula vira em Cuiabá e avança mesmo em cidades bolsonaristas como Sorriso e Sinop

Em Mato Grosso uma grande virada em favor do ex-presidente Lula na disputa pela Presidência da República deve se concretizar nesta reta final da campanha
As pesquisas mostram que Lula já lidera lidera com folga nos maiores colégios eleitorais de Mato Grosso, sinalizando vitória no primeiro turno também no estado (Foto:R. Stuckert)

Antonio P. Pacheco

Especial para o Pauta Extra

A última pesquisa eleitoral realizada pelo instituto Ipec apontou que o ex-presidente Lula já é o preferido dos eleitores mato-grossenses em três dos maiores colégios eleitorais de Mato Grosso. Lula lidera a disputa pela presidência da república em Cuiabá, Várzea Grande e em Rondonópolis. Juntas, as três cidades representam 32,3% do eleitorado do estado, somando mais de 772.200 eleitores.

A pesquisa, contratada pela Rede Globo e divulgada no ultimo dia 15 pela TV Centro América, deixou claro que a onda vermelha está se alastrando com força por todo o estado a partir da capital.

Conforme o IPEC, Lula lidera disparado em Cuiabá, tendo alcançado 44% da preferência dos seus mais de 420 mil eleitores, enquanto o atual ocupante do Palácio do Planalto estacionou nos31% na sua busca pela reeleição. Isso faltando 17 dias para o pleito eleitoral, que acontecerá no dia 02 de outubro.

A constância e vigor do crescimento da candidatura de Lula em todo o estado pode ser medida quando se compara os números da pesquisa mais recente com a anterior. Em 31 de agosto, por exemplo, o mesmo IPEC apontou que o petista tinha apenas 34% dos votos do eleitorado cuiabano contra 40% de Bolsonaro.

Bastaram 15 dias de campanha para Lula subir 10 pontos percentuais e Bolsonaro cair espantosos nove pontos percentuais entre os seus eleitores, que ao menos na teoria, vinham sendo considerados “bolsonaristas raízes” ou votos cristalizados.

Quando se fala no cenário geral do estado, Bolsonaro ainda se mantém ligeiramente à frente de Lula.  Conforme pesquisa feita pelo Ipec, Bolsonaro caiu de 49% para 45%, enquando Lula subiu de 31% para 36%. A diferença entre os dois é de apenas 9 pontos percentuais que devem ser pulverizados nesta reta final de campanha segundo prognóstico de especialistas e cientistas políticos.

“A virada de Lula sobre Bolsonaro em Mato Grosso não é mais uma mera cogitação, mas uma possibilidade matemática. É o que apontam as recentes pesquisas. Sem nenhum fato que barre a onda petista nestes próximos 11 dias úteis de campanha, Lula deve ultrapassar Bolsonaro e vencer as eleições em Mato Grosso, ainda que por uma pequena margem”, argumenta um cientista político ligado à UFMT.

CIDADES BOLSONARISTAS CAPITULAM

Nas últimas duas semanas, o avanço da candidatura Lula em Mato Grosso aconteceu de forma consistente também em cidades consideradas ‘bolsonaristas’ como Sorriso, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Nova Mutum, Campo Verde, Tangará da Serra e até Sinop, esta última, base central do movimento bolsonarista no estado.

As manifestações populares em favor da candidatura petistas vem saindo das sombras e ganhando as ruas em volumes crescentes. No último fim de semana, Sorriso foi palco de uma das maiores manifestações petistas registradas no interior. Uma grandes passeata agitou o município e reuniu milhares de manifestantes, surpreendendo quem acreditava que o município era majoritariamente bolsonarista.

A última pesquisa do IPEC em Mato Grosso foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TSE) sob o número MT MT-07150/2022.

 

 

Compartilhe:

Você pode gostar também... Posts

Feito com muito 💜 por go7.com.br