Weather for the Following Location: Cuiaba map, Brazil

17 de maio de 2024 5:38 am

PT vai acionar o TSE por Bolsonaro fazer comício ilegal no exterior

Para Lula e outros dirigentes do PT, Bolsonaro usou o cargo para se autopromover e fazer campanha ilegal durante velório da rainha Elizabeth II
Lula terá que redimensionar inteiramente o orçamento da educação, saúde, programas sociais porque Bolsonaro faliu o Brasil e deixa rombo de R$ 400 bilhões (Fotos: R.Stuckert/Arq.Web)

Da Redação

Com Brasil 247

O PT deve acionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra Jair Bolsonaro (PL) pelo comício de campanha que fez em Londres, Inglaterra, neste domingo,18, durante viagem oficial para o funeral da rainha Elizabeth II.

O ex-presidente Lula (PT) criticou duramente Bolsonaro durante discurso em Florianópolis (SC). Para o ex-presidente petista, o atual ocupante do Palácio do Planalto usou o cargo para se autopromover durante a viagem a Londres para o funeral da rainha Elizabeth II.

Segundo Lula, Bolsonaro quis viajar apenas para se mostrar como um candidato que tem reconhecimento internacional. “Como ele está precisando de imagem a nível internacional, ninguém nunca convidou ele para viajar, ninguém quer vir aqui, ele então se ofereceu para ir no enterro da rainha da Inglaterra”, disparou Lula.

Segundo Lula, a intenção de Bolsonaro nunca foi prestar solidariedade à família real ou aos cidadãos ingleses pela morte da sua Chefe de Estado, mas sim, posar ao lado de líderes de outros países. Como ninguém quis recebe-lo, teve que fazer um comício dentro da embaixada brasileira naquele país. “E sabe o que ele foi criticar? A esquerda, dizendo que a esquerda não vai voltar mais. Não seria melhor que esse genocida tivesse visitado famílias e pessoas que tiveram gente que morreu por Covid?”, questionou Lula.

O petista salientou que ao longo da pandemia de Covid-19, quando milhares de brasileiros estavam morrendo, Bolsonaro não compareceu ao velório de nenhuma vítima da doença.

O ex-presidente lembrou ainda que Bolsonaro impôs sigilo sobre investigações de corrupção e superfaturamento de vacinas no Ministério da Saúde, do mesmo jeito  para que impediu a investigação das rachadinhas.  “Ele [Bolsonaro], para evitar que o Ministério Público abrisse um processo contra o seu general, fez um decreto dando sigilo de 100 anos. Como ele deu sigilo de 100 anos para a rachadinha, para tudo que acontece de podre no governo dele. Pois bem, a primeira coisa que vamos fazer é revogar os decretos de sigilo. Nós queremos saber o que ele está escondendo”.

A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT), apontou que Jair Bolsonaro (PL) comete abuso de poder político e econômico ao utilizar sua viagem oficial a Londres – para o funeral da rainha Elizabeth II – para fazer campanha eleitoral.

“Bolsonaro é muito descarado! Faz campanha eleitoral numa viagem oficial, custeada com recursos públicos. Usa a embaixada do Brasil em Londres para fazer ato. Viajam com o presidente pessoas que não são agentes públicos, mas cabos eleitorais dele. Abuso de poder político e econômico!”, declarou.

O senador Humberto Costa (PT-PE), um dos coordenadores de campanha de Lula, afirmou que o caso pode ser enquadrado em abuso de poder político e econômico. “Um absurdo tanto pelo teor, quanto pelo fato de ser um discurso eleitoral, quanto pelo fato de usar um espaço público para fazer isso. Eu já contatei o jurídico da campanha, eu acho que cabe uma ação por abuso de poder político e econômico”.

Compartilhe:

Você pode gostar também... Posts

Feito com muito 💜 por go7.com.br