Weather for the Following Location: Cuiaba map, Brazil

26 de maio de 2024 2:30 pm

STF abre inquérito contra Elon Musk por obstrução de Justiça

Elon Musk, biolionário de extrema direita, vem insultando o Ministro Alexandre de Moraes e ameaçando descumprir ordens do Supremo Tribunal Federal brasileiro
Filial brasileira do X aguarda instruções da sede nos EUA (Fotos:Marcelo Camargo/Agência Brasil e REUTERS/Gonzalo Fuentes)

Da Redação

Com Brasil 247

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de um inquérito contra o empresário Elon Musk por obstrução à Justiça e incitação ao crime.A decisão de Moraes foi oficializada na noite de domingo,07 em resposta aos ataques do empresário sul-africano contra o próprio ministro.

Além disso, Moraes incluiu o bilionário no inquérito das fake news por “dolosa instrumentalização criminosa da provedora da rede social X [da qual Musk é dono]”. A rede era conhecida anteriormente como Twitter.

A decisão também determina que a rede social não desobedeça as ordens judiciais contra ela impostas. Musk havia anunciado que não obedeceria uma ordem do Judiciário brasileiro que ordenava o bloqueio de contas disseminadoras de fake news na plataforma. Em resposta, na nova decisão, Moraes afirma que aplicará multa diária de R$ 100 mil por perfil não bloqueado e atribuirá a responsabilidade pela desobediência aos responsáveis legais pelo X no Brasil.

A medida de Moraes vem após uma série de ataques de Musk ao ministro e à soberania brasileira. Na manhã deste domingo, o bilionário acusou Moraes de trair a constituição brasileira e afirmou que o magistrado deveria renunciar ou sofrer impeachment.

OS ATAQUES DE MUSK

O bilionário de extrema direita Elon Musk vinha agredido verbalmente o ministro Alexandre de Moraes ao longo da semana passada. O empresário vazou uma série de e-mails internos da rede X na tentativa “provar” que o STF promove o cerceamento das liberdades de expressão e opinião. Os e-mails, no entanto, referem-se a decisões do Supremo contra a divulgação de fakenews sobre Covid, as urnas eletrônicas e agressões ao STF, ao TSE, ao Poder Judiciário e ataques à Democracia e a Constituição Brasileira.

Musk, que tem em Jair Bolsonaro um grande aliado, pediu o impeachment do magistrado. O empresário acusa Moraes de conduzir uma campanha de “censura” contra perfis na plataforma social X, de propriedade de Musk, enquanto o magistrado conduz a repressão aos bolsonaristas golpistas envolvidos no 8 de Janeiro. O próprio Bolsonaro publicou uma mensagem de apoio a Musk.

“Em breve, X publicará tudo o que é exigido por Alexandre de Moraes e como essas solicitações violam a legislação brasileira. Este juiz traiu descaradamente e repetidamente a constituição e o povo do Brasil. Ele deveria renunciar ou sofrer impeachment. Vergonha, Alexandre de Moraes, vergonha”, escreveu Musk em postagem no X.

Em uma outra postagem, Musk insultou Moraes, comparando o magistrado a Darth Vader, da série de filmes Star Wars: “O Darth Vader do Brasil”.

As atitudes de Musk vêm sendo elogiadas pela extrema direita bolsonarista e internacional, sendo que o próprio Jair Bolsonaro (PL) publicou mensagens de apoio ao bilionário nas redes sociais.

Compartilhe:

Você pode gostar também... Posts

Feito com muito 💜 por go7.com.br