Weather for the Following Location: Cuiaba map, Brazil

9 de maio de 2024 2:43 pm

TJMT derruba lei que instituiu taxa de segurança pública

Não há estimativa do montante anual que estava sendo pago pelas indústrias. O governo do Estado pode recorrer da decisão.
O TJMT considerou inconstitucional cobrança de taxa de segurança pelo Governo do Estado (Foto:Arq.Web)

Da Redação

Com Assessoria

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso declarou a inconstitucionalidade da lei estadual obrigando indústrias de pagarem a taxa de segurança pública (Taseg). A decisão dos desembargadores foi tomada ontem, atendendo ação da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).

O desembargador Márcio Vidal acolheu a ação direta de inconstitucionalidade e, de acordo com a federação, os contribuintes deixarão de pagar a taxa a partir da publicação da decisão. A decisão foi tomada por unanimidade no tribunal.

“Os serviços públicos, ditos também universais, são os prestados uti universi, isto é, a todos os cidadãos. Eles alcançam a comunidade, com um todo considerada, beneficiando número indeterminado (ou, pelo menos, indeterminável) de pessoas. Ou seja, esses serviços devem ser custeados pelos impostos”, defendeu a Fiemt na ação ajuizada, ao citar a inconstitucionalidade da lei pois entende que a segurança pública deve ser coloca à disposição de toda coletividade, é um dever de Estado e é um serviço público indivisível.

Não há estimativa do montante anual que estava sendo pago pelas indústrias. O governo do Estado pode recorrer da decisão.

Compartilhe:

Você pode gostar também... Posts

Feito com muito 💜 por go7.com.br