Weather for the Following Location: Cuiaba map, Brazil

2 de maio de 2024 6:36 am

TSE multa Bolsonaro por motociata ilegal em Cuiabá

Os ministros do TSE julgaram que eventos promovidos por Bolsonaro e aliados na capital de Mato Grosso caracterizaram atividades de campanha eleitoral antecipada
As motociatas de Bolsonaro foram eventos eleitorais conforme entendimento do TSE (Foto:Arq.Web/Reprodução)

Da Redação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou Jair Bolsonaro em R$5 mil por motociata e propaganda eleitoral ilegal realizadas em Cuiabá no mês de abril. A decisão, proferida nesta terça-feira, 20, se deu a partir de de denúncia feita pelo PT.

Por 4 votos a 3, os ministros do TSE julgaram que, de fato, os eventos promovidos por Bolsonaro e aliados na capital de Mato Grosso caracterizaram atividades de campanha eleitoral antecipada.

A Corte analisou uma ação apresentada pelo PT contra a conduta do ex-capitão durante uma motociata realizada em Cuiabá em abril, fora do prazo da campanha eleitoral. Na cidade, ele também participou de eventos religiosos.

A relatora, Maria Claudia Bucchianeri, votou contra a condenação, acompanhada por Raul Araújo e Sergio Banhos. Eles foram vencidos por uma divergência aberta pelo ministro Ricardo Lewandowski, seguido por Cármen Lúcia, Benedito Gonçalves e Alexandre de Moraes.

Os quatro ministros consideraram que, de fato, Bolsonaro se utilizou do cargo para fazer campanha eleitoral antecipada ao participar da motociata e dos eventos com evangélicos pentecostais.

Na mesma época, Bolsonaro participou de outras motociatas por várias cidades do Brasil, repetindo a conduta ilegal. Novas condenações deverão seguir a esta decisão do TSE.

Compartilhe:

Você pode gostar também... Posts

Feito com muito 💜 por go7.com.br