Weather for the Following Location: Cuiaba map, Brazil

13 de abril de 2024 3:06 pm

Varíola dos Macacos avança em Mato Grosso

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica da SES/MT, já foram confirmados 12 casos de varíola dos macacos no estado e outros 22 suspeitos estão em análise
A Monkeypox (varíola dos macacos) é uma doença causada pelo vírus da varíola que é transmitido por animais de várias espécies, especialmente os roedores (Foto:Arq.Web/Reprodução)

Da Redação

Os casos de variola dos macacos (monkeypox) em Mato Grosso seguem aumentando. Até o momento, a Secretaria de Saúde do Estado já confirmou 12 casos da doença. A confirmação foi publicada na quinta-feira,18, pela Vigilância de Saúde.

São cinco os municípios mato-grossense onde os casos positivos foram confirmados. Conforme dados da Vigilância Sanitária, há outros 22 pacientes que aguardam resultados dos exames por suspeita de terem contraído o vírus.

Segundo o boletim, foram confirmados mais três casos em Cuiabá e um em Tangará da Serra, a 242 km da capital, que ainda não havia registrado casos até o último levantamento.

A capital é onde se concentra o maior número de casos, com sete pacientes confirmados. Em seguida vem Várzea Grande, com três casos, um em Sorriso e um em Nova Xavantina.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, que está licenciado do cargo para atuar na campanha eleitoral da esposa, Márcia Pinheiro, que concorre ao Governo do Estado, disse que a Prefeitura de Cuiabá está estudando a possibilidade de decretar situação de emergência para o vírus Monkeypox.

A estratégia do município para prevenir e combater a doença deve ser anunciada até a próxima terça-feira pelo prefeito em exercício, Roberto Stoppa.

Os 22 casos suspeitos estão nos municípios de:

Cuiabá – cinco casos

Várzea Grande – três casos

Rondonópolis – três casos

Porto Esperidião – três casos

Barra do Garças – dois casos

Sinop – dois casos

Comodoro – um caso

Campo Verde – um caso

Araputanga – um caso

Tangará da Serra – um caso

Conforme o levantamento, outros cinco casos em Mato Grosso já foram descartados.

Primeiros casos

Os primeiros caso de varíola dos macacos foram confirmados no dia 5 deste mês. Dois pacientes estavam com suspeita desde o dia 28 de julho. Os dois casos envolvem homens residentes em Cuiabá, de 27 e 34 anos, que estiveram fora da cidade e apresentam sintomas leves da doença.

Compartilhe:

Você pode gostar também... Posts

Feito com muito 💜 por go7.com.br