Weather for the Following Location: Cuiaba map, Brazil

6 de maio de 2024 3:51 pm

Para deputado, pressão dos prefeitos fez base de Taques assinar CPI

Da Redação

O deputado estadual Allan Kardec (PT) afirmou que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá investigar o suposto desvio de recursos dos fundos não pode ser caracterizada como uma CPI da oposição. O parlamentar afirmou que a ideia é que todos participem do processo, seja da base ou não.

A Comissão irá investigar o uso indevido, por parte do Governo do Estado, de recursos que deveriam ter sido aplicados no Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Segundo Kardec, a pressão de prefeitos e das escolas do interior foram determinantes para que os parlamentares da base de apoio do governador Pedro Taques assinassem o pedido de abertura da CPI.

“Não é caracterizada como uma CPI da Oposição. Nós somos cinco e ao longo do ano, tentamos abrir outras, mas não conseguimos. A partir de agora, com a pressão dos prefeitos no interior e das escolas, os deputados acharam por bem aderir a Comissão. Então acredito que os deputados da base devem responder esta questão. Nós da oposição, estamos no nosso papel da fiscalização”, afirmou.

O parlamentar destacou que os parlamentares da base detêm a responsabilidade de colaborar com o curso das investigações para que ela não termine em pizza. “Eu acredito que os deputados da base que assinaram a CPI terão a responsabilidade de manter o curso da investigação. Não queremos entregar uma pizza para a sociedade, mas sim um relatório que condiz com o tamanho da Assembleia Legislativa. A ideia é que a gente dialogue com todo mundo essa semana e que todos participem deste processo de analise investigativa dos recursos dos fundos”.

Allan Kardec afirmou que, com o suposto uso dos recursos, os municípios foram prejudicados, que deixaram de investir em outras áreas para cumprir com os compromissos feitos com a Educação. “Houve um empobrecimento dos municípios por falta deste recurso durante o ano. O prefeito teve que tirar recursos de outra fonte, para poder pagar por exemplo o salário de seus professores. Isso é muito grave. O governador terá que responder administrativamente, juridicamente e politicamente pelos seus atos ao final do relatório desta CPI. O governador nem sequer preparou os municípios para receber estes recursos”, completou.

Fonte: FolhaMax
 
 

Compartilhe:

Você pode gostar também... Posts

Feito com muito 💜 por go7.com.br