Weather for the Following Location: Cuiaba map, Brazil

8 de maio de 2024 3:55 am

Políticos envolvidos na tentativa de golpe de 8 de Janeiro devem se tornar inelegíveis

A avaliação vem sendo feita por ministros do STF em conversas reservadas. Determinação, porém, ocorreria somente após todos os recursos apresentados pela defesa dos envolvidos se esgotarem na Justiça
Carla Zambelli é uma das integrantes do grupo de políticos que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam que podem ser condenados e terem seus mandatos cassados por tentativa de golpe de estado em 8 de janeiro (Foto: Reuters/WEB/Reprodução)

Da Redação

Com Brasil 247

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam que todos os políticos que eventualmente venham a ser condenados no âmbito do inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado terão os seus mandatos cassados, caso ocupem cargos eletivos, e terão seus direitos de concorrer suspensos.

Segundo a coluna da jornalista Bela Megale, de O Globo, “essa determinação, porém, ocorreria somente após o trânsito em julgado, ou seja, após todos os recursos apresentados pela defesa se esgotarem na Justiça”.

Este grupo incluiria, conforme as análises, a deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP), assim como ex-ministros e militares sob investigação, como é o caso do general Augusto Heleno, que cogitou concorrer ao Senado em 2022. Jair Bolsonaro (PL) e o general Walter Braga Netto foram declarados inelegíveis no ano passado, em virtude de uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em seu depoimento à Polícia Federal (PF), o brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior, ex-comandante da Aeronáutica, afirmou que Zambelli o teria pressionado para que aderisse à intentona golpista. O brigadeiro relatou que o fato teria acontecido durante uma cerimônia de formatura de aspirantes da Aeronáutica, realizada em 8 de dezembro de 2022, em Pirassununga (SP).

“Brigadeiro, o senhor não pode deixar o presidente Bolsonaro na mão”, teria dito a parlamentar. “Deputada, entendi o que a senhora está falando e não admito que proponha qualquer ilegalidade”, retrucou o brigadeiro.

Compartilhe:

Você pode gostar também... Posts

Feito com muito 💜 por go7.com.br